Curiosidades da língua francesa

Quem começa a aprender francês adora descobrir curiosidades sobre a língua francesa. Não é para menos, a língua francesa é rica em detalhes e história.
A primeira curiosidade da língua francesa que mais chama atenção quando começamos a aprender é a facilidade que temos para compreender essa língua escrita. Devido às origens latinas da língua francesa e da língua portuguesa, muitas palavras se parecem, principalmente na maneira de escrever. Por exemplo, mão se diz main, pão se diz pain.

Cuidado com os falsos cognatos! Muitas palavras parecidas em francês e português não significam a mesma coisa. Por exemplo, a palavra blouse significa avental, e não blusa. Eventuellement significa possivelmente, e não eventualmente.

Falar de trás para frente. Você sabia que muitos franceses falam de trás para a frente? O Verlan (l’envers) é um vocabulário adotado por jovens franceses e consiste em falar palavras de trás para frente. Nesse caso, uma mulher (femme) se torna uma meuf. Um primo (cousin) se torna zinc. Bizarro (louche) se torna chelou… em por aí vai.

A letra e é uma das mais usadas na língua francesa. Talvez por isso o escritor francês Georges Perec tenha feito um desafio consigo mesmo: escrever um romance inteiro sem a letra ‘e’. O autor escreveu o romance La Disparition (traduzido como “O Desaparecimento”) sem usar a letra e. Que seria como escrever um livro sem usar a letra o ou a letra a.

Quer aprender mais sobre francês? Leia as dicas de como aprender francês do zero.

Likes(4)Dislikes(1)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>