Rive gauche ou rive droite: como saber a diferença

Rive gauche ou rive droite? Você já deve ter lido ou ouvido falar na rive gauche ou na rive droite de Paris. Além de se localizar por bairro (arrondissements) em Paris, os parisienses também se localizam de acordo com a rive (margem) do Sena.

Estar na rive droite ou na rive gauche muda tudo. Preços, tipos de lojas, preços, tipos de restaurantes… Para muitos parisienses atravessar uma rive num final de semana dá uma baita preguiça. Eles tentam concentrar as atividades todas em uma rive. Enfim, nem todos, mas muitos são assim.

A representação turística de Paris é a rive gauche, com seus cafés, Torre Eiffel, jardim de Luxemburgo, Saint-Michel, Sorbonne, os Invalides… Também é a região mais cara de Paris para tudo: lojas, restauração, moradia, hospedagem.

Nada que tire o charme da rive droite, que comporta bairros muitos bonitos como o VIII, XVI, XVIII e outros bairros mais populares mas que compoem o grande mosaico cultural que é Paris.

rive gauche rive droite

Como se localizar em Paris: rive gauche ou rive droite?

Fiquei por muito tempo com essa duvida. Para mim cada vez que me falavam rive gauche, pensava no Bon Marché, com aquelas propagandas rive gauche, chiquérrimas, que de « bon marché » não tem nada. Então tudo que ficava naquela região para mim era rive gauche.

Depois de um tempo, uma amiga que me explicou o método para descobrir se uma região fica na rive gauche ou na rive droite. é bem simples e pode ser feita mentalmente, mas eu prefiro explicar da maneira que ela me explicou.

Você precisa ir em alguma ponte que passe pelo Sena (Canal Saint Martin não conta). Você deve olhar o curso do rio indo, não vindo. Feito? Tudo o que estiver do seu lado direito é rive droite e tudo que estiver do seu lado esquerdo é rive gauche.

Ficou fácil se localizar nas rives de Paris =)

 

 

Likes(3)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>