Palavras carinhosas em francês

Quem diz que os franceses são frios em relacionamentos nunca deve ter escutado o extenso vocabulário de palavras carinhosas que eles possuem. Pode ser entre namorados, amigos e na família, os franceses tem uma maneira bem engraçada de chamar as pessoas que gostam, muitas vezes apelidos carinhosos associadas aos animais, mas todos representam algum tipo de afeição.

Conheça as principais palavras carinhosas em francês e seus significados:

Ma puce

Na tradução literal, ma puce significa minha pulga.. Em francês chamar alguém de ma puce é uma maneira bem carinhosa de dizer, por exemplo, minha querida. Pelo que eu vi é uma maneira carinhosa principalmente das mães chamarem as filhas.. Nunca vi um namorado chamar a namorada de ma puce, mas pode ser que se diga também.

Enfim, a pulga é um bichinho bem feio e chato e não sei como os franceses podem associar a algo bom. Porém saiba que se alguém lhe chamar de ma puce, quer dizer que a pessoa tem algum afeto por você.

 

Ma biche, ma bichette

Uma biche é um veado, o bambi é uma biche, mas esse é um apelido carinhoso que quer dizer minha querida entre pessoas que se gostam. Pelo menos um veado é bonitinho 😍

 

Ma poule, ma poulette

Uma poule é uma galinha, então é um apelido carinhoso bem difícil para nos brasileiras nos acostumarmos. Mas é isso mesmo, quer dizer a mesma coisa que ma biche, ma pouce, sem conotação negativa nenhuma. Da mesma forma, vi varias mães chamarem as filhas de ma poulette. Não da para essa levar expressão ao pé da letra.

 

Mon poussin

Um poussin é um pintinho… O pintinho da galinha. E também é uma palavra carinhosa na França. Pode-se dizer a uma criança, aos filhos ou netos.

 

Mon chat

Um chat é um gato, uma maneira carinhosa de chamar alguém, porém cuidado: nunca chame uma mulher de « ma chatte » (minha gata), pois é extremamente vulgar e faz referência ao orgão genital da mulher.

 

Mon canard / Mon petit canard en sucre

Um canard é um pato, mas na França não quer dizer que você esteja chamando o seu namorado, marido, amante de pato… é mais uma maneira de dizer uma palavra carinhosa. Mon petit canard au sucre é tipo meu patinho doce.

 

Mon lapin

Um lapin é um coelho.. Bom, pelo menos esse é fofinho em qualquer lugar do mundo 😊

 

Mon loup

Um loup é um lobo, mas também é um apelido carinhoso entre casais de namorados.

 

Existem outras que não estão associadas ao reino animal, mas também são palavras carinhosas. Por exemplo:

 

Mon coeur / Mon amour

Significa meu amor e é bem afetiva. Coeur = coração.

 

Ma chérie / Mon chérie

Significa minha querida, meu querido.

 

Lembrou de alguma outra palavra carinhosa em francês? Comente abaixo !

Likes(12)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>