Francês para viagem: vocabulário básico

pagina inicial Pariscityvision

Diversas pessoas vem conversar comigo sobre visitar a França sem falar francês nem inglês. Algumas tem receio se vão compreender e ser compreendidas. Outras tem receio de não aproveitar a viagem por não conhecer a língua francesa. Todas elas querem ao menos um nível básico de francês para viagem.

Eu acho que não falar a língua de um pais não é empecilho. Uma das minhas viagens preferidas foi para a Alemanha e eu não falo nada de alemão. Isso porque a maioria dos alemães fala inglês perfeitamente.

Para ajudar quem esta querendo aprender um vocabulário básico de francês para viagem, fiz uma lista de palavras em francês que serão muito úteis durante a sua viagem. Naquela hora do aperto, em que você precisa pedir uma informação, é sempre bom conhecer o básico do básico em francês.

Antes de entrar no básico do francês para viagem gostaria de dar algumas dicas para turistas que precisam pedir informação. Paris, como toda grande capital, está cheia de pessoas estressadas, apressadas, atrasadas e às vezes mal-humoradas. Por isso, escolha bem as pessoas e os momentos para pedir informação. Evite pedir informação para as pessoas que parecem estar atrasadas para o trabalho. é bem fácil de reconhecer, normalmente elas estão vestidas para o trabalho e estão na rua ou no transporte público entre as 8:30 e 10h da manhã. Peça informação para quem pareça pertencer à cidade, especialmente pessoas mais idosas, pois gostam de conversar e para jovens estudantes, que gostam de falar em outras línguas.

Então, vamos começar com o básico de francês para viagem. On y va!

Francês para viagem

 

Bonjour – bom dia em francês

Essa é clássica. Bonjour vale por bom dia e boa tarde em francês. Um brasileiro deve falar « bonjur » fazendo o « erre » carioca, sem pronunciar o « o » de « jour ». Se diz bonjur, se escreve bonjour. Ah, esse bonjour se fala no lugar de um oi, o bom dia/boa tarde de chegada, não de saída. Para ser ainda mais educado, dica « Bonjour, madame » para as mulheres (Bonjurr, madamm) ou « Bonjour, monsieur » (Bonjurr, mêssiê) para os homens. Para as moças mais novas, você pode dizer « Bonjour, mademoiselle » (Bonjurr, madmoazél).

Bonne journée – tenha um bom dia em francês

É o bom dia/boa tarde na hora de dizer tchau. É tipo um « tenha um bom dia » que só se diz na hora de se despedir de alguém. Se diz mais ou menos assim: Bonne jurnê. O « erre » continua sendo carioca. Essa expressão é bastante usado, tanto pessoalmente quanto no telefone.

 

Bonsoir – boa noite em francês

É o boa noite de chegada. Se diz « bonsoar » e é usado normalmente à partir das 18h-19h.

 

Bonne soirée – tenha uma boa noite em francês

É o boa noite em francês para sair de algum lugar, para se despedir e significa « tenha uma boa noite ». Bonne soirée se pronuncia « Bonne soarrê ». Essa expressão é bastante usado, tanto pessoalmente quanto no telefone.

 

Enchanté(e) – prazer em conhecê-lo em francês

É o nice to meet you em francês, prazer em conhecê-lo em francês, enfim, é a palavra que se diz quando você é apresentado para alguém, mas não se diz por exemplo quando você fala pela primeira vez com alguém da padaria. É usado quando as pessoas são apresentadas por amigos, colegas, enfim, como no Brasil. Se pronuncia « anchantê »!

 

Je m’appelle… – Eu me chamo… em francês

É a maneira de se apresentar, eu me chamo, je m’appelle… Se pronuncia « je (fazendo o « e » francês, difícil de explicar na escrita, mas talvez um jã) mapél ». Jã mapél. Bom, não tem nada de profissional nessa maneira de escrever as pronuncias, mas é assim que eu escuto :)

 

Comment vous appelez-vous? – Como você se chama em francês

O vous é usado para as pessoas que você não conhece (e que não são crianças), ou para pessoas que você conhece mas são idosos, ou seus chefes, ou sogros… Desde que eles não tenham dito expressamente que podemos tutoyer (falar no tu). Bom, mas na hora de perguntar o nome, com certeza você ainda não sabe isso. Então use o vous. Se pronuncia Comãn vuzapelê vu?

 

Comment tu t’appelles?  – Como você se chama em francês

O tu é usado para crianças e para jovens principalmente. Por exemplo, se você estiver numa sala de aula de algum curso universitário na França, pode usar o tu com seus colegas da sua idade, porém se for com o professor, use sempre o vous. Se pronuncia Comãn tu tapél?

 

Comment allez vous? – Como vai você em francês

Mesma regra, o vous é usado para plural (vocês) ou para uma situação mais formal. Se pronuncia comãntalê vu?

 

Je vais bien, merci – Eu vou bem, obrigado(a)

Se pronuncia Je vé biã, merrci (com o « erre » carioca).

 

ça va ? ça va – Tudo bem? Tudo bem

O ça va é mais informal, e bem facil de lembrar. Se diz ça va, pronunciando bem forte o « a ».

Agora vou passar para as frases que realmente podem salvar a vida de alguém. Maneira de falar.. Digo as frases que vão ajudar no dia a dia.

Frases práticas para a viagem

Em uma loja, padaria, restaurante

Francês para viagem

Combien ça coûte ? – Quanto custa isso?

Bem básico, se pronuncia Combiã ça cute? Se você quiser perguntar quanto custa alguma coisa, você deve dizer Combien coûte + nome do artigo. Por exemplo: Combien coûte un croissant? Quanto custa um croissant em francês.

 

Je voudrais …. – Eu gostaria de …

Para pedir alguma coisa, por exemplo, je voudrais deux croissants. Eu gostaria de dois croissants. Se pronuncia Je vudré deux (difícil escrever de uma maneira fácil como se pronuncia deux) crroassã.

 

L’adittion, s’il vous plaît – A conta, por favor

Usado em restaurante ou bar, quando você ainda não pagou a conta, você solicita l’adittion na mesa. Se pronuncia ladission, sil vu ple.

 

Je paie par carte – Eu pago com cartão

Avise o garçon  se você vai pagar com cartão, para que ele possa trazer a maquina na mesa ou solicitar que você passe no caixa para fazer o pagamento. Em alguns lugares existe um limite mínimo para o pagamento com cartão, por exemplo de 15 euros. Por isso, é sempre bom ter um pouco de cash durante as viagens. Je paie par carte se pronuncia Je peie par carte (sem esquecer os « erres » cariocas).

 

No metro, no trem, no ônibus

Francês para viagem

C’est combien le billet ? – Quanto custa o bilhete?

Se pronuncia Ce combiã le biiê? Para compreender a resposta, é importante conhecer os números em francês.

 

Quelle est la date de départ? – Qual é a data de partida?

Se pronuncia quél é la date de deparr.

 

Quelle est la date d’arrivée? – Qual é a data de chegada?

Se pronuncia quél é la date darrivê.

 

Quelle est l’heure de départ? – Qual é a data de partida?

Se pronuncia quél é lerre de depar.

 

Quelle est l’heure d’arrivée? – Qual é a data de chegada?

Se pronuncia quél é lerre darrivê.

 

Acheter un aller-retour – Comprar uma passagem de ida e volta.

Se pronuncia Achetê ãn alêretur.

 

Fenêtre ou couloir – Janela ou corredor

Fenetre se pronuncia Fenétre e couloir se pronuncia culuarr.

 

Changer de place – mudar de lugar

Changer de place se pronuncia changê de place

 

Em uma loja de roupas, de sapatos

Francês para viagem

Une robe – um vestido
Se pronuncia une (fazendo o u francês) robe. Em uma frase ficaria Je voudrais une robe, ou Je cherche une robe.

 

Un pantalon – Uma calça
Se pronuncia ãn pantalon. Em uma frase ficaria Je voudrais un pantalon, ou Je cherche un pantalon.

 

Des chaussures – Sapatos

Se pronuncia chossir. Em uma frase ficaria Je voudrais des chaussures, ou Je cherche des chaussures.

 

La pointure – Tamanho do calçado

Importante conhecer a pointure (se pronuncia + – poãntir), pois os tamanhos não são os mesmos do Brasil. Por exemplo eu calço 37 no Brasil, na França vou calçar 38. Um tamanho a mais.

 

La taille – Tamanho

Uma vendedora pode perguntar quelle est votre taille ? qual o seu tamanho? Na França você pode encontrar diversos tipos de tamanhos, mas em geral você vai encontrar XS, S, M, L et XL. XS é a menor (extra small), XL é a maior (extra large). Também existem os tamanhos T1, T2, T3, T4… T1 é o menor, equivale por um 36 – 38.

 

No hotel

J’ai une réservation au nom de … – Eu tenho uma reserna no nome de…

Se pronuncia Je une (com o « u » francês) reserrvacion o nom de…

 

C’est combien par jour ? – Quanto custa por dia?

Se pronuncia Ce combiã par jur…

 

Je vous laisse la clé – Eu deixo a chave

Para avisar que você vai sair do quarto. Se pronuncia Je vu lés la clê.

 

Com essas dicas é possível se comunicar em francês para uma viagem de turismo. Esse post vai evoluindo de acordo com o tempo. Ficaram com dúvidas? Avise nos comentários.

Obs: a pronúncia escrita é como eu tentei escrever em português, não tem nada de didático, mas espero que seja util.

 

Likes(8)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

3 Comments

  1. Pantalon s'écrit avec un L.

    Il faudrait inclure aussi : Quelle est votre taille?
    Para tamanho de roupas. Pour les vêtements.
    Et comme réponse : Je fais du 38 , 40, 42, etc...
    Ou bien du P, M, G.

    Likes(1)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Merci beaucoup. Acabei de incluir os tamanhos e corrigir o erro de digitação em pantalon.
      Em relação aos tamanhos, na França você vai encontrar XS, S, M, L e XL ou T1,T2,T3, etc.. Também em algumas lojas de produtos fabricados fora da França os tamanho podem variar bastante, um 38 pode ser um 28, por exemplo. Tem sempre que olhar na etiqueta para ver a qual tamanho corresponde ou pedir ajuda a um vendedor.
      Abraço e obrigada pela contribuição!

      Likes(1)Dislikes(0)
  2. Muito obrigada por compartilhar estas dicas.

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>