Bruges: turismo na Bélgica

O bom de morar em Paris é que você pode decidir viajar de última hora. Era sexta-feira à noite e queríamos um final de semana em um lugar diferente, há 2 ou 3 horas de Paris de carro. Após alguns minutos de reflexão e consulta por hospedagens, encontramos um hostel muito bom, barato e central (St Christopher’s Inn Hostel at The Bauhaus) e decidimos fazer turismo em Bruges.

Para quem não tem carro, a melhor opção é reservar um passeio com a Pariscityvision. Os passeios saem de Paris de ônibus e voltam no mesmo dia. O valor também é bem barato, comparando com o que gastamos indo de carro esse passeio da Pariscityvision é bem econômico (Excursão Guiada em Bruges desde Paris). Os passeios são realizados nas quartas e nas sextas, todas as semanas. Para reservar esse passeio pela Pariscityvision, clique aqui.

Já tinha ouvido falar em Bruges, quem vai para lá se encanta, e já tinha assistido um filme que se passa na cidade Na Mira do Chefe, com o Colin Farell. Apesar disso, não tinhamos a menor ideia do que fazer na cidade, além de beber cerveja, comer chocolate e subir na torre, mas fomos mesmo assim.

Bruges é uma cidadezinha medieval ao nordeste da Bélgica, bem preservada. O centro de Bruges é patrimônio da humanidade protegido pela UNESCO desde 2000, por ser um excelente exemplo de assentamento medieval e por ter conservado suas características históricas. Por isso tantas pessoas fazem turismo em Bruges, mas não achei a cidade tão cheia de turistas assim. Estava animada, mas tranquila.

turismo em bruges

Passeio de barco é uma das atrações favoritas de Bruges

Essas características medievais são percebidas por toda a parte, mesmo em casas e prédios que não são tão medievais assim. Observei algumas casas com estilos bem antigos, mas datadas dos anos 70. Então é legal que mesmo as novas construções conservam as características medievais da cidade.

Vários canais passam pelo centro de Bruges, o que torna a cidade uma pequena Veneza. Um dos passeios turísticos mais famosos de Bruges é o passeio de barco.

Passeio de barco em Bruges

Ponto de partida do passeio de barco de Bruges

O passeio de barco pelo canal  é uma maneira simples e pratica de fazer turismo em Bruges e ter uma visão geral da cidade.

Recomendo que passem em um Office de Tourisme logo de chegada na cidade para pegar mapa e informações turísticas sobre a cidade. Um dos Office de Tourisme de Bruges fica localizado no Historium Museum. Quando estivemos em Bruges, fomos caminhando sem mapa e sem muita informação, mas acabamos encontrando uns lugares bem bonitos.

turismo em bruges

Residências com flores em Bruges

Bicicleta Bruges Flandres

Bicicletas estão por toda parte na cidade

IMG_5560

Casa tipica da cidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No mapa abaixo, na seta em vermelho, você pode ver a região que estávamos quando tiramos as fotos das casas acima.

Mapa de Bruges

Mapa de Bruges

Estava fazendo bastante calor no final de semana. Nessa região vimos alguns locais nadando no canal, aproveitando o sol que estava fazendo.

Belgas nadando em Bruges

Belgas nadando em Bruges

O que fazer em Bruges

Grote Markt

Grote Markt é a praça central e ponto de referência onde se concentram museus e restaurantes. A Grande Praça é o centro da vida dos habitantes de Bruges há mais de mil anos (desde 958).  Vale a pena passar um bom tempo nessa praça, visitando os prédios, observando a arquitetura digna de um conto de fadas.

No centro da praça encontra-se uma estátua em homenagem à Jan Breydel e Pieter de Coninck. Eles foram herói na batalha de Éperons d’or, uma violenta rebelião contra os franceses que ocorreu no início do século XIV (por volta de 1302).

turismo em bruges

Grote Markt, a praça central de Bruges

Visitar o alto do campanário Belfort (Beffroi)

A praça central (Grote Markt), onde se concentram alguns museus, restaurantes, é o ponto de referência da cidade e fica de frente para a o campanário Belfort. Belfort é uma das grandes atrações turísticas da cidade. Ela foi construída na Idade Média. Subir na torre nela 8 euros e algumas pernadas pois são 366 degraus de escada. Mas a vista compensa.

Vista de Bruges no Belfort

Vista de Bruges no Belfort

 

A subida é feita em etapas, durante o trajeto é possível parar em algumas etapas e observar os sinos e o carrilhão bem de perto.

Beginhof e o Lago do amor

Além do centro da cidade, existe mais outro Patrimônio da Humanidade em Bruges: um dos jardins das Beguinas de Flandres fica em Bruges. As Beguinas eram mulheres que queriam ter uma vida voltada para Deus, sem precisarem se ordenar em um convento. Elas formaram comunidades em casinhas protegidas por muros e de frente a um jardim.

Ao lado de Beginhof está localizado também o lago do amor que é um charme.

Lago do Amor Bruges

Lago do Amor

Além da beleza, o lago do amor tem vários cisnes.

lago cisnes bruges

Cisnes além de tudo

Passear a pé pelo canal

O turismo em Bruges pode ser feito de barco, a cavalo e a pé. A cidade nos surpreende com lugares tão bonitos e típicos que parece até um conto de fadas. Deve ser por isso que existem tantas lendas locais sobre fadas e bruxas em Bruges.

turismo em bruges

Residências surpreendentes em Bruges

Cervejas de Bruges

Como tinha dito, Bruges é uma cidade com muitas cervejas locais. Aproveitamos para preencher nosso estoque com algumas cervejas bem diferentes, tipo a Bruges Zot, que é muito boa. Existe uma infinidade de cervejas para descobrir na Bélgica. Tentamos provar as locais de Bruges, as mais autênticas.

turismo em Bruges

Frase sobre cerveja em um bar de Bruges

 

Feira de objetos novos e usados

Caminhando em direção a Beginhof encontramos uma feira de objetos novos e usados, artesanato, itens de guerra originais como espadas e capacetes de soldados. Alguns itens novos também como na foto abaixo.

turismo em bruges

Espadas de madeira para crianças

Festivais de Bruges

As atrações de turismo em Bruges não param. Durante o ano todo festivais são organizados para atrair turistas para a cidade. Os mais conhecidos são:

Le festival d’accordéon Airbag – Festival de acordeão em maio
Le festival de musique contemporaine Ars Musica – Festival de música contemporânea em março
Blues in Bruges – Blues em Bruges em abril
Le Cactus Festival – Cactus Festival (músicas atuais) em julho
Elements Festival – Elements Festival (música eletrônica) em setembro
Jazz Brugge – Jazz Bruges no início de outubro
Music in mind – Música na cabeça (rock atmosférico) em outubro
BAB Bierfestival – BAB festival da cerveja em setembro
Choco-Laté em maio
Cinema Novo em março
NAFT (teatro) em junho

Como chegar em Bruges

– saindo de Paris existe a opção de passeio pela Pariscityvision, a opção mais barata e tranquila, nesse link: Excursão Guiada em Bruges desde Paris

– saindo de Paris de trem pela SNCF, mas os preços variam bastante

– saindo de trem de Bruxelas, o valor do trajeto custa 14,10 euros

 

Hospedagem em Bruges

Diversas opções de hospedagem são disponíveis em Bruges. Verifique as melhores opções no site Booking de Bruges.

 



Booking.com

Likes(2)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>