Lugares mal assombrados na França


A França é um dos países que atrai mais turistas, com seus inúmeros castelos, jardins, museus, teatros e grutas. Paris, a sua capital, é cenário dos cartões postais mais famosos. Dentre esses belos pontos turísticos, encontram-se também diversos lugares mal assombrados com suas histórias bem particulares. Conheçam mais sobre as lendas da cidade-luz e da França.

Lugares mal assombrados em Paris e nos seus arredores

 

O apartamento de La Bruyère (Paris 9e)

Esse belo apartamento foi um dos lugares mais mal assombrados de Paris e teria sido o palco de diversos dramas. O primeiro deles foi justamente com um dos locatários do apartamento, que teria sido cortado com uma serra e guardado em uma mala, posteriormente encontrada na Gare de Lyon. A locatária seguinte, que trabalhava em um antiquário, suicidou-se. Em seguida um outro locatário morreu mas as causas não foram explicadas. O último drama foi justamente com a última locatária, que se jogou pela janela, deixando um recado, afirmando que « a coisa » havia provocado o seu suicídio. Desde então o apartamento está fechado.

 

Rua Chanoinesse (Paris 4e)

Durante a idade média, em 1387, um barbeiro e um patissier se associam em um negócio macabro. O patissier possuía um comércio bastante procurado pela nobreza e pelo clero medieval, devido à qualidade dos seus patês. Porém, o principal fornecedor da matéria-prima do patê era o barbeiro, que atraía jovens estudantes da Sorbonne, degolava-os e passava seus corpos para o patissier.
Foram descobertos pois o cachorro de um dos estudantes mortos farejou o corpo do dono. O barbeiro acabou confessando, ambos foram julgados e condenados à fogueira.
Endereço: 18-20, rue Chanoinesse (perto da Notre-Dame), 4e arrondissement
Métro : Cité (linha 4)

 

Os jardins do Petit Trianon em Versailles (Yvelines)

No verão de 1901, Eleanor Jourdain e Anne Moberly caminhavam nos jardins do castelo de Versalhes, procurando o Petit Trianon. De repente, elas sentem uma sensação estranha, diversos personagens vestidos de maneira estranha, dentre os quais uma pessoa que parecia Marie-Antoinette. Como a experiência tinha sido muito diferente, elas conversaram com outras pessoas e descobriram que não foram as únicas a ter esse tipo de sensação no local. As duas então escreveram um livro sobre essa experiência sobrenatural, que ninguém conseguiu explicar.

 

A lenda de Saint-Denis

No 3º século depois de Cristo, Denis, o primeiro bispo de Paris, foi notificado pelo governador romano e condenado à morte devido a sua religião. Denis foi executado em  Montmartre e, após a sua decapitação, teria caminhado na direção norte por 6km, atravessando a floresta, com a a cabeça embaixo do seu braço. No final da sua caminhada, Denis entrega a sua cabeça a uma jovem cristã, e cai. Denis foi enterrado nesse local, santificado e uma basílica foi erguida em seu nome. A Basílica de Saint-Denis fica localizada na cidade de Saint-Denis, no norte de Paris.


Basílica de Saint Denis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereços: Denis foi executado perto da Eglise Saint-Pierre de Montmartre, 18e arrondissement
Métro : Funiculaire – Gare haute
Basilique Saint-Denis, 1 rue de la Légion d’Honneur, 93200 Saint-Denis
Métro : Basilique Saint-Denis (linha 13)

 

 A lenda dos reis malditos (Paris 4e)

Square du Vert-Galant 003.jpg

Philippe le Bel, o primeiro rei maldito, foi responsável pelo desaparecimento da sua dinastia. Buscando aumentar o caixa do Estado, o rei decide retirar os bens da Ordem do Templo (os templários), que praticava boas ações e, principalmente, detinha muitas riquezas. O rei ordena e condena os templários à morte, em 18 de março de 1314, na Île de la Cité. Antes de ser consumido pelas chamas, Jacques de Molay, o grande mestre da Ordem, maldiz o rei e os seus descendentes.
Philippe le Bel morre alguns meses depois aos 46 anos. Seus 3 filhos que deveriam garantir a sua sucessão morrem precocemente, inclusive seus filhos homens, colocando fim na dinastia capetiana. Todos estão enterrados na Basílica de Saint Denis, citada acima. Conheça mais sobre a lenda dos reis malditos.
Endereço: Île de la Cité, 4e arrondissement
Métro : Pont Neuf (linha 7)

 

Likes(2)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>