Tudo sobre Paris



Saber tudo sobre Paris é impossível.
Podemos pesquisar em wikipedia, sites de guia de viagens, visitar mil vezes a cidade, morar durante anos em Paris ou até ser parisiense de nascimento, tudo isso não é suficiente para conhecer tudo sobre Paris. Ou seja, saber tudo sobre Paris é um mito, pois cada vez descobrimos coisas novas e a cidade está sempre em movimento.

Cada vez que leio um guia sobre como ser um parisiense, ou um guia que promete mostrar tudo sobre Paris, sempre fico com a impressão de perder algo, acho até uma certa prepotenciazinha. Uma cidade tão grande e com uma história tão rica não pode ser resumida.

Também escuto muitos amigos que fazem viagens de roteiros com grupos organizados que reclamam que sempre visitam os mesmos pontos turísticos, sem conhecer com profundidade e, às vezes, sem nem entrar no lugar.

Às vezes em um grupo de viagem pode haver um sabichão, aquele que já visitou a cidade por 2 dias e acredita conhecer tudo sobre Paris, dificultando a descoberta do restante do grupo. Também, é normal que uma pessoa que já conheça um pouco que seja de Paris queira apresentar a sua Paris para as demais. É o compartilhamento de experiência, porém as experiências são únicas e variam de pessoa para pessoa. Cada um tem seu jeito de descobrir e conhecer Paris.

Paris é aquela cidade em que se ama ou se odeia, não existe um meio termo, uma expressão blasé sobre a cidade. Impossível. Na vida, existe um antes e um depois de Paris.

Tudo sobre Paris

Um pouco sobre Paris

Paris é a capital da França e da Ile-de-France, um conglomerado de cidades em um total de quase 12 milhões de habitantes. Dentro de Paris 2,3 milhões de pessoas habitam em 20 arrondissements. Arrondissements são bairros numerados de 1 a 20 e organizados em uma espécie de caracol. O 1er arrondissement é localizado no centro (no meio) da cidade, o 2ème arrondissement é localizado ao lado e assim continuamente até formar um caracol.

Paris é uma cidade muito bem servida em transporte público. Existem mais de 14 linhas de metro em toda a capital e na banlieue (região metropolitana) próxima, tramways que fazem o contorno da cidade, RER (trens da capital e da região metropolitana) e ônibus. Conhecer a cidade de ônibus pode ser uma boa opção para quem tem um pouco mais de tempo e quer descansar entre uma visita e outra. Se o tempo é curto prefira metro e RER. Para quem quiser chegar em Paris com um mapa na mão, recomendo esse artigo com diversos mapas de Paris para imprimir.

Além das facilidades de uma cidade européia, Paris foi muito bem planejada arquitetonicamente. Seus prédios possuem uma altura fixa desde o século 19, após a renovação de Haussmann. Assim, os prédios não são muito altos, fora algumas exceções, chegando em média ao 6º andar, evitando aquele visual caótico que percebemos nas metrópoles brasileiras. Quem sobe na Torre Eiffel, no Arco do Triunfo ou na Torre de Montparnasse agradecerá Haussmann pela vista. E também pelas exceções.

Paris é aquela cidade que foi tipicamente construída pelo ser humano. Não possui belezas naturais comparáveis às do Rio de Janeiro, por exemplo, então as pessoas têm um cuidado maior com a conservação dessas belezas. Os monumentos são preservados e respeitados.

A pluralidade de visitas, atrações e passeios alternativos são incontáveis, por isso, quando visitar Paris, não se restrinja à Torre Eiffel, Champs Elysées, Louvre e Arco do Triunfo. Conheça a sua Paris, faça seu próprio roteiro de acordo com os seus interesses e seu perfil.

Page d'accueil Pariscityvision

Likes(6)Dislikes(4)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>