Como votar em Paris

Uma das dúvidas frequentes que muitos brasileiros têm quando moram em Paris ou em qualquer lugar no exterior é em relação às obrigações eleitorais. É possível votar em Paris? Como posso votar no exterior? Sou obrigado a votar fora do Brasil?

O fato de sair do Brasil não isenta o cidadão brasileiro de votar nas eleições, porém é preciso se organizar para continuar cumprindo seu papel na democracia.

O governo brasileiro indica que todos os brasileiros que residem no exterior devem transferir seu título de eleitor ao país de residência. Assim, o cidadão poderá votar no consulado de sua escolha.

Na prática, muitos brasileiros que vivem no exterior acabam justificando seu voto, deixando de cumprir seu papel na escolha de nossos governantes.

Para votar, basta transferir seu título eleitoral para o país de residência – é bem fácil, rápido e gratuito. O cidadão brasileiro deve comparecer pessoalmente ao consulado apresentando os seguintes documentos:

– Documento de identidade que comprove a sua nacionalidade brasileira;

– Certificado de quitação de serviços militar (para homens);

– Título eleitoral anterior;

– Comprovante de residência no exterior.

 

Essa alteração de endereço eleitoral só será aceita se as obrigações eleitorais estiverem em dia e se o cidadão residir há ao menos 3 meses no novo domicílio.

Atenção, a transferência deve ser solicitada 151 dias antes das próximas eleições.

Para transferir títulos e votar em Paris, consulte informações no Consulado Geral do Brasil em Paris:

65, avenue Franklin Roosevelt
75008 Paris

Outras questões: Transferi meu título de eleitor, mas não quero votar

Para isso, basta justificar seu voto, da mesma forma que teria feito se estivesse no Brasil.

 

 

 

Likes(0)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

4 Comments

  1. Boa tarde! Ótimas dicas e gostei bastante do blog também (não conhecia), tenho uma outra dúvida, talvez você possa me esclarecer:

    É possível votar em Paris não tendo se mudado para a cidade? Estarei em período de férias, porém não gostaria de ficar sem votar este ano.

    Obrigado, desde já!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Raphael, que bom que você gostou do blog =)
      Na verdade, se você não informou as autoridades (no caso o consulado) com alguns bons meses de antecedência, não poderá votar.
      Voltando ao Brasil terá que justificar a sua ausência.
      Abs!

      Likes(0)Dislikes(0)
  2. Ja fiz a transferencia do meu titulo, so que ja fui no dia marcado e nada de titulo e 3 vezes mais e nada, como hoje é dia de votar como faco sem o titulo, pais a culpa nao é minha:)

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Andreia,
      Vai ter que justificar o voto então. Tenta descobrir o porquê desse atraso na fabricação do seu título de eleitor. Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>