De onde vem a expressão fazer greve


Fazer greve ou em francês « faire la grève » é um hábito muito comum na sociedade francesa. Os franceses em geral são bem ativos no que significa melhorar sua qualidade de vida e condições de trabalho. Temos referências históricas que mostram que os franceses têm força suficiente para derrubar monarquias, instalar novos regimes, tudo com a força da população. Mas você já se perguntou de onde vem a expressão fazer greve? A explicação é bem simples. A praça que hoje em dia se chama Place de l’Hôtel de Ville (no 4ème arrondissement) chamava-se Place des Grève.

Place de l'Hôtel de Ville

Place de l’Hôtel de Ville, antigamente Place des Grève

« HotelVilleParis » by RolldiOwn work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons.

Antes de ser um importante lugar de execuções durante Antigo Regime e a Revolução, a Place de Grève foi um porto (o Sena passa ao lado). O nome Grève foi inspirado na sua topografia e se torna em pouco tempo o mais importante da capital francesa.  Nessa época, os desempregados se reuniam na Place de Grève pois tinham a certeza de encontrar um trabalho no local, carregando e descarregando produtos nos barcos ou na própria feira do porto. A partir do século XIX, a praça de Grève se torna um ponto de encontro de trabalhadores descontentes de suas condições de trabalho e salários. Então, esses trabalhadores « entravam em Grève ». A partir de 1803, a place de Grève passou a se chamar Place de l’Hôtel de Ville. Hoje em dia é um local onde acontecem várias atrações. Durante o inverno, muitas vezes uma pista de patinação é instalada. Em dias de grandes jogos esportivos, um telão é instalado para que parisienses e turistas possam acompanhar os jogos. Além de eventos como a coleta de doação de sangue que sempre ocorrem durante a primavera.

Likes(0)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>