Custo de vida na França

O custo de vida na França é um assunto de debate. A França é ou não é um país caro? Paris é a cidade mais cara da França? Quanto realmente custa morar em Paris? A França é mais cara que o Brasil? Sabemos que um dos fatores que leva um estudante, intercambista, mochileiro a escolher um determinado país para morar é o custo de vida local. Mesmo com uma moeda forte, o euro, a França é um dos países que mais atrai estudantes estrangeiros.

Diversos são os fatores que contribuem para que a França seja tão atraente. Um deles é a gratuidade do ensino superior público gratuito e de qualidade, aberto para todos (acessível à partir de um dossier de candidatura e uma inscrição anual desde que a candidatura seja aceita). A saúde pública na França é uma das melhores do mundo e praticamente gratuita (desde que inscrito na sécurité sociale). Além de que, o transporte público na França é relativamente barato e de qualidade. Não é necessário ter um carro em Paris, por exemplo.

Ao mesmo tempo que a França é, historicamente, um país com um alto custo de vida, o Brasil está se tornando também um país muito caro devido ao recente crescimento econômico. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as mais caras do mundo. Além disso, para ter acesso à saúde, educação, segurança no Brasil, é preciso gastar mais do que em países europeus, pois a situação dos serviços públicos no Brasil é precária. Para ter acesso à saúde no Brasil é preciso gastar centenas de reais por mês por pessoa.

Já na França, com 20 euros mensais é possível pagar um complemento à saúde básica – que nem sempre é necessário porque a saúde básica já cobrem muita coisa – e ter acesso ao serviço público de saúde francês que não deixa nada a desejar. Podemos dizer que graças à qualidade dos serviços públicos franceses, o custo de vida na França fica relativamente mais baixo.

Porém se compararmos Paris com outras cidades brasileiras, podemos dizer que o custo de vida em Paris é bastante alto. Isso ocorre principalmente devido ao preço do aluguel. O preço de um metro quadrado em Paris é muitas vezes maior do que o metro quadrado no Brasil, tanto para compra quanto para locação de imóveis.

Outro fator a se considerar é salário mínimo francês. Enquanto no Brasil o salário mínimo é de R$ 788,00, na França o salário mínimo é de 1 137 euros líquidos mensais para 35 horas de trabalho semanais. Porém se sabe que no Brasil é muito mais fácil encontrar um emprego que pague bem mais do que o salário mínimo do que na França.

Para evitar o problema dos altos preços de aluguéis na França, é possível encontrar soluções alternativas. Por isso, escrevemos um texto sobre Morar de graça na França e sobre ser Au Pair em Paris. Assim, o custo de vida na França pode ser bem menos elevado do que aparenta.

pagina inicial Pariscityvision

Preços de alguns ítens básicos em Paris:

  • Inscrição em universidades públicas com pagamento da sécurité sociale incluso: entre 280 e 400 euros anuais, de acordo com o nível de estudo
  • Carte Imagine R (transporte para estudantes de até 26 anos):  323 euros anuais – 33 euros mensais (julho e agosto gratuito) nas zonas 1 e 2
  • Carte Navigo (transporte para pessoas acima de 26 anos): 70 euros mensais para as zonas 1 e 2
  • Linha de telefone celular com internet 3G, ligações e mensagens ilimitadas: 19,99 euros mensais (free)
  • Internet WI-FI: 29,99 euros mensais em média (pela freebox, por exemplo)
  • Aluguel de um apartamento studio de 10 metros quadrados em Paris: em média de 450 euros. Pois é, talvez 10 metros quadrados seja assustador, mas é um ponto de partida para começar.
  • Aluguel de um apartamento de 30 metros quadrados: em média de 900 euros, dependendo do bairro.
  • Energia elétrica: em torno de 30 euros mensais para um apartamento pequeno
  • Big Mac no McDonald’s: em média de 7 euros
  • 1,5 L de Coca-Cola: 1,60 euros
  • CityTour ônibus hop on hop off: 32 euros pela ParisCityVision
  • Almoço na torre eiffel: 45 euros
  • Corte de cabelo feminino: em torno de 35 euros
  • Corte de cabelo masculino: em torno de 20 euros
  • Entrada em cinema ou museu: em torno de 10 euros
  • Cerveja em um bar: 4,50 meio litro

A cidade mais barata da França para estudar

Com certeza não é Paris a cidade mais barata da França. Toulouse foi escolhida como a cidade mais barata para estudantes. Um estudo do UNEF apontou a cidade com melhor custo de vida na França para estudantes. Entre as 8 cidades avaliadas, Toulouse foi a vencedora.

Toulouse foi apontada como a cidade mais barata para estudantes. Cada estudante gasta em média 11.581 euros por ano, devido aos preços de aluguel e de transporte mais baixos na cidade. O preço do aluguel por ano é o mais barato da França, custando em média 4 710 euros (por ano).

Além de Toulouse, esse estudo apontou as cidades de Marselha (Marseille) e Bordeaux como as cidades mais baratas da França. Um estudante em Marselha gasta por ano em média 11.755 euros. Em Bordeaux, esse valor chega a 11.805 euros por ano.

A cidade mais cara do interior é Montpellier com um custo de 12.296 euros por ano, em média. Isso se deve ao valor do aluguel, que em média custa 5.280 euros anualmente.

Sem sombra de duvidas, a cidade mais cara em toda a França é Paris. Um estudante tem um custo médio por ano de 15.520 euros.

Tem alguma dúvida sobre os preços de Paris? Deixe seu comentário, nosso objetivo é que o leitor futuro morador de Paris tenha realmente a ideia quanto custa morar em Paris antes de sair do Brasil =)

Likes(101)Dislikes(17)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

60 Comments

  1. Olá. Gostaria de parabenizá-la pelo blog. Sana muitas dúvidas de quem pensa em morar lá, como eu. Estou lendo o blog agora, e tenho uma dúvida (peço desculpas caso já tenha feito uma postagem dessas), é a questão de valores básicos, de preços de produtos, alugueis, essas coisas. Caso poste ficaria muito grato. Obrigado.

    Likes(15)Dislikes(9)
    Post a Reply
    • Obrigada, Marcos Nunes. Fico feliz que o blog possa te ajudar. Vou atualizar essa postagem com alguns preços básicos, assim você pode ter uma ideia do custo de vida. Abraço!

      Likes(14)Dislikes(6)
  2. Parabéns pela excelência no serviço que você presta por meio deste blog!

    Likes(12)Dislikes(6)
    Post a Reply
    • Obrigada, é muito bom ter esse retorno dos leitores. Abraço!

      Likes(10)Dislikes(6)
  3. Olá, boa tarde, e antes de mais nada, os meus parabéns pelos tópicos, pergunto eu em orly é fácil arranjar trabalho para a minha mulher como enfermeira, está a frequentar um curso de aprendizagem de francês e para mim como condutor de autocarros ou camiões, de França o que entendo é mesmo muito pouco, peço desculpa pelo alongamento mas cá em Portugal isto está péssimo, obrigado mais uma vez

    Likes(7)Dislikes(7)
    Post a Reply
    • Olá,
      Uma das facilidades que podem encontrar é o fato de serem portugueses e não precisarem de visto.
      Os profissionais de enfermagem são muito procurados na França, porém é necessário verificar que o diploma que ela possui é válido na França também. Normalmente sim, pois é União Européia. Teria que verificar isso primeiro, e o essencial com certeza é falar em francês para ambos os empregos.
      Abraço e boa sorte!

      Likes(6)Dislikes(5)
  4. Ola!

    Gostaria da sua opiniao: com quanto voce acha que um casal poderia viver em Paris, tirando o aluguel? Isso sem grandes luxos... Agradeco desde ja a atencao, abs!

    Likes(6)Dislikes(5)
    Post a Reply
    • Oi Paula,
      É uma boa pergunta, mas como sempre isso depende, principalmente do bairro em que o casal vai morar e estilo de vida. O que cada um entende por luxo, o que pretende fazer na Europa. O que posso te dizer é que é possível sim se virar em Paris, conseguir um trabalho, viver relativamente bem. Só que isso exige esforço, determinação e principalmente não ter medo de aprender a falar francês. Falar em francês é o essencial para poder se virar em Paris. Abs e boa sorte!

      Likes(7)Dislikes(5)
  5. Em média, quanto gastaria um estudante para viver próximo à Université Paris X, em Nanterre?

    Likes(8)Dislikes(4)
    Post a Reply
  6. Os trabalhos que nós brasileiros podemos conseguir ai são aqueles subemprego ? Há possibilidades de ser uma boa área ?

    A região de Nice é mais cara que Paris ?

    Likes(2)Dislikes(2)
    Post a Reply
    • Oi Deivid, na França os brasileiros podem conseguir empregos melhores. O que dificulta é que muitas vezes os brasileiros chegam sem saber falar em francês, então acabam trabalhando em subempregos.
      Nice é uma região cara sim, mas Paris também.

      Likes(1)Dislikes(1)
  7. Ola, acho que como muitas pessoas,tenho o desejo de morar em outro pais, mas as duvidas sao muitas. Como morar em uma cidade, sem que vc nao tenha de ir pir causa de estudos ou emprego? No casao, quero morar na frança mas nao estou estudando (por enquanto) e quero procurar um emprego.se eu for como turista, o que faço pra permanecer no país? Qual bairro de paris vc acha que os imoveis sao mais en conta no aluguel? Sao muitas duvidas, espero que possa me ajudar. Sou casada e tenho m filho de 2 anos e meio.
    Obrigada desde ja.

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Dany, para vir para Paris, ainda mais com um filho, você preciso de papéis para não se encontrar numa situação precária. Tente vir como estudante ou a trabalho.
      Os imóveis são mais baratos na banlieue de paris e no leste de Paris.
      Qualquer dúvida, fico à disposição

      Likes(0)Dislikes(0)
  8. Olá, primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog. Realmente acompanho cada post, pois acho tudo de muita utilidade.
    Estou indo passar uma temporada em Paris com meu marido e estamos tentando alugar um apartamento. Li aqui nesse post que: "Aluguel de um apartamento de 30 metros quadrados: em média de 900 euros, dependendo do bairro." Você saberia me informar aonde eu encontraria agências para alugar nesses valores? Porque para turistas os aluguéis são muito maiores! Quase a mesma coisa que ficar num hotel! E vamos ficar por 3 meses.

    Obrigada!

    Likes(1)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi,
      Acho que procurando bem você consegue no airbnb! www.airbnb.com
      Abs!

      Likes(0)Dislikes(0)
  9. Boa noite eu tenho um interesse muito grande em saber como funciona na França para se adquirir um imóvel, veículo resumindo constituir uma vida lá, pois estou querendo me alistar na Legião Estrangeira mas isso é apenas cinco anos por contrato segundo as informações que obtive.
    E depois tenho interesse em viver em Marselha que é uma cidade de meu interesse, mas fora essas informações da Legião e as que você postou teria mais alguma para me fornecer?
    Muito Obrigado pela atenção desde já e uma ótima noite.

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi,
      As pessoas adquirem imóveis através de empréstimos, para isso precisa de um emprego em que uma boa parte da sua renda possa ser destinada ao pagamento do empréstimo do imóvel. Primeiro recomendo que você encontre um emprego, tenha um visto, seja se alistando na legião estrangeira ou de outra forma. Em seguida você pode dar esse outro passo da casa própria.
      Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(1)
  10. Olá, gostaria de saber se vc acha que um casal consegue viver com 1500,00 euros, morando em um apartamento no distrito 94 por exemplo,..... sem contar o aluguel.

    Esse valor seria para todas as outras despesas e jantando fora 1 x por semana.

    0brigada

    Marlene

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Marlene,
      É possível sim. O 94 é conhecido por ser um lugar mais em conta.
      Abraço!

      Likes(0)Dislikes(0)
  11. Muito bom saber que tem gente que compartilha este tipo de informação, eu não sei em Paris mas brasileiro depois que se muda vira um outro cara que só esconde o "jogo", não compartilha nada e sempre que alguém pergunta ele diz, "ah, desiste, é muito difícil, tá muito caro, você não vai conseguir (só ele)...". Então meu caro, me diga, em termos de custo de vida, é viável viver em Paris com 1.500 euros? considere que esta pessoa não vai pagar aluguel...que tipo de vida teria com este dinheiro? desculpa se for óbvia a resposta mas não faço a menor ideia...Se fosse em outra cidade da França seria muito diferente? Agradeço sua atenção, com certeza vai responder para mais gente além de mim. Abraços.

    Likes(1)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Duarte,
      Hoje em dia é possível viver em Paris com 1500 euros mensais, ainda mais se não for pagar aluguel.
      Claro que em outras cidades, esse valor renderia bem mais do que em Paris. Porém não apenas Paris tem um custo elevado, mas também outras cidades, principalmente se atrairem muitos turistas. Cidades como Nice, Cannes, Saint Tropez, entre outras são bem caras.
      Abraço e boa sorte!

      Likes(2)Dislikes(0)
  12. Oi, obrigada pelas informações do site, são de muita ajuda. Estou me preparando para morar em Paris em Junho desse ano (2015), para isso estou tirando a minha cidadania portuguesa, pois quero estudar e não quero depender de visto. Minha dúvida é em relaçao aos primeiros meses, ou até os primeiros dias que quando eu chegar aí. Pretendo encontrar um studio pequeno mesmo, pra começar, quanto eu gastaria com os trâmites de alguel no primeiro mês, e quais os procedimentos que tenho que fazer em relação ao sécurité sociale, abrir conta em banco e tudo o mais que precisamos fazer quando nos mudamos?
    Muito obrigada!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Vanessa. Normalmente no primeiro mês você precisa pagar caution (3 meses de aluguel adiantado), fiador, etc.
      Sobre a sécurité sociale, depende se você vier para estudar e tiver menos de 28 anos, você paga na inscrição da faculdade. Porém se não estiver estudando numa faculdade ou tiver mais de 28 anos, precisa pagar a sécurité ou encontrar um emprego. Depende de cada caso.
      Para abrir conta em banco precisa de um endereço fixo.

      Abs!

      Likes(1)Dislikes(0)
  13. Olá, gostei muito do blog. Parabenizo e agradeço por compartilhar essas informações tão preciosas.
    Gostaria de fazer uma pergunta pois estou realmente muito aflita. Meu marido recebeu uma proposta para passarmos 6 meses em Marselha para um treinamento a trabalho e depois retornar para o Brasil. Somos um casal e temos uma filha de 3 anos. Gostaria de saber se é possível viver com 3.000 euros por mês, sem contar o aluguel, e levar uma vida tranquila na cidade de Marselha durante esse tempo. Podendo fazer um pouco de turismo, comer em um restaurante de vez em quando, fazer um curso de francês e realmente não passar necessidade.
    Você poderia me ajudar só para termos uma base e não irmos tão no escuro? Agradeço desde já atenção.

    Likes(1)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Liziane,
      É possível viver em Marselha com 3 mil euros por mês, mesmo pagando aluguel. O custo de vida em Marselha é bem menos elevado do que em Paris e, mesmo assim, é uma cidade bem turística, perto de praias muito bonitas, além de ter aeroporto com conexões para diversos países. Dá para viver sim e, ainda, viajar um pouco.

      Abraço e boa sorte!

      Likes(1)Dislikes(0)
  14. Muito bom e elaborado o espaço de ajudas àqueles que pensam em ir morar em Paris. Parabéns, pela iniciativa e qualidade do serviço.Uma família com três pessoas precisa de quanto mensal para viver em condições tranquilas, querendo estudar, se lançar aos eventos culturais, enfim, desfrutar do que a cidade oferece?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Edney. A pergunta é um pouco difícil pois em família depende se envolve criança que vai na creche e também o nível de vida que vocês querem ter. Porém, considerando que vocês precisam de um apto com 2 quartos, um aluguel para esse tipo de imóvel custa a partir de 1000 euros. Viver em família em condições tranquilas, indo em eventos culturais, diria que a partir de 3000 euros. Abs!

      Likes(0)Dislikes(1)
  15. Olá, amei o blog! Estou planejando me mudar para Paris, me graduar lá e trabalhar também. Gostaria de saber em média quanto é necessário para me sustentar lá por mês. Pagando aluguel, transporte, alimentação e coisas básicas. Minha intenção é de me mudar para uma região de Paris com fácil acesso aos meios de transporte, bem simples mas em uma região segura. Por favor peço sua ajuda. Obrigada.

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Marina, para começar você precisa de uma boa reserva para alugar apto, pois sempre precisa adiantar alguns meses. Em torno de 800 euros mensais se você dividir o apto com alguém. Abs!

      Likes(0)Dislikes(0)
  16. Ola, estava pensando em morar na França, falo mais ou menos a lingua francesa..nao sei se voce mora la mas se morar ou conhecer alguem que more que puder me passar informaçoes mais precisas eu ficaria muito feliz! haha tenho 20 anos, e seu blog me deixou mais confiante em minha escolha!

    Likes(0)Dislikes(1)
    Post a Reply
    • Oi Lucas,
      Que legal que o blog está ajudando. Que tipo de informação você precisa?
      Abraço!

      Likes(0)Dislikes(0)
  17. Parabéns pelo Blog e suas informações, tenho 59 anos e gostaria de morar nos arredores de Paris para aproveitar minha aposentadoria, falo um pouco de francês e já fui diversas vezes a França, pretendo levar uma reserva financeira e ter uma vida modesta numa cidade próxima a Paris.
    Gostaria de informações a respeito de como conseguir uma seguridade, e até uma ocupação profissional para ter uma atividade.
    Agradeço desde já, e as opiniões serão bem vindas

    Likes(1)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Gilberto,
      Ótima ideia aproveitar a aposentadoria nos arredores de Paris, parabéns pela iniciativa.
      Meu conselho é com certeza vir com visto, porém não sei que tipo de visto você poderia conseguir. Não sei se existe algum visto específico para seniors, mas acredito que para chegar talvez um visto de estudante, para estudar francês. Assim você tem o visto, e depois pode tentar mudar de situação aqui, o que não é muito fácil.
      Talvez a melhor alternativa para o seu caso que é bem específico talvez seja contatar o consulado geral da frança no brasil e obter informações precisas sobre visto. Explica seu projeto que acho que eles podem lhe ajudar.
      Depois manda uma mensagem com notícias.
      Abraço e boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)
  18. Oi,estou pretendendo morar na França daqui há um ano ou dois,eu pretendo cursar Moda em uma Universidade de Paris,no caso irei morar sozinha,mas eu queria saber se o preço do aluguel é caro assim em todos os cantos ou em alguns ''bairros'' não sei se é assim que fala é mais ''em conta''?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Vanessa,
      Os aluguéis em Paris são bem caros. Você pode encontrar um 14 metros quadrados por uns 500 euros. Menos que isso é praticamente impossivel.
      Alguns bairros são mais em conta, principalmente no lado leste de Paris.
      Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)
  19. Há alguma cidade próxima de Paris onde se possa morar e estudar em Paris?
    O custo de vida seria menor? Valeria a pena?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Sim, muitas pessoas fazem isso, morar na banlieue e estudam e trabalham em Paris. Claro que é importante estar em um lugar de fácil acesso em metro ou RER. O custo de vida é menor também.

      Likes(0)Dislikes(0)
  20. Você tem dicas para quem quer ir com a família toda morar em Paris? Somos 5...

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Sim, para vir com família economize bastante, tenha uma boa reserva financeira, e venham com visto.
      Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)
  21. Oi Parabéns pelo blog
    Pretendo ir para Paris em Janeiro e trabalho na área de Visual e Merchadising, ou pretendo trabalhar na área de vendas. Queria saber se está facil trabalhar lá nessas áreas, já estou fazendo aula de Francês.
    Desde já agradeço.

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Mariana,
      Acredito que seja melhor você trabalhar na sua área, para ter mais chances de ser contratada por ter experiência..
      Trabalhar com vendas pode ser complicado apra quem não fala francês perfeitamente.. A não ser que seja vendedora em loja, nesse caso quem sabe, mas provavelmente vai encontrar mais facilidade em lojas que vendam para estrangeiros e turistas.
      Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)
  22. Estou com planos de cursar gastronomia em Paris e devo ficar 9 meses na cidade. Poderia me indicar alguém ou lugar para que eu consiga alugar um apartamento já no Brasil? Outra ajuda: qual região tem melhor custo x benefício para se viver? Muito obrigada e parabéns pelo blog <3

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Rafaela,
      Alugar um apartamento à distância por 9 meses é um pouco complicado. Aconselho alugar por um mês em sites como airbnb, ou algum tipo de sublocação. Em seguida, estando na cidade, você pode procurar um apartamento mais apropriado para o periodo.
      Nos grupos do Facebook Estudantes Brasileiros em Paris ou Brasileiros em Paris existem diversas ofertas de sublocação e colocação de apartamentos.
      Em Paris as regiões mais em conta ficam no leste da cidade. Você pode até encontrar um apartamento mais barato no oeste, mas o custo de vida é mais elevado.
      Espero ter te ajudado. Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)
  23. Como vai? Parabéns pelo texto bem informativo. Já estive em Paris à passeio.No ano que vem(2016) vou como estudante, num curso de 8 meses no 6eme. Apesar de ter adorado o 9eme.onde fiquei, as opções de aluguel estão acima do meu orçamento, vc poderia me indicar um bairro mais em conta pra viver. Como vou só estudar(não trabalhar),estou cogitando em procurar algo na região de Versalhes, vai demorar mais o tempo de transporte, mas vou ficar num lugar mais "tranquilo" e barato. Na sua opinião, vale a pena?
    Desde já agradeço sua atenção.

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Daniele,
      Sim, tanto o 6ème quanto o 9ème são um pouco caros para alugar. Se você procurar um studio no 13ème, 15ème, 17ème e 18ème os aluguéis vão custar um pouco mais barato. No 19ème e 20ème os preços são ainda mais baratos. Versailles acho um pouco longe e não sei se a cidade é tão barata assim. Se fosse procurar uma outra cidade bem mais barata, olharia em Nanterre, Créteil, que são mais próximas de Paris e mais em conta que Versalhes.
      Mas você sabe que vindo como estudante com visto você pode trabalhar? Pode ajudar também.
      Abs!

      Likes(0)Dislikes(0)
  24. Obrigada pela resposta!
    Eu pesquisei Nanterre, mas achei meio barra pesada, não? Séria bom poder trabalhar,mas
    or ser um curso intensivo (8 a 10 hrs/dia) vai ficar muito difícil fazer qualquer outra coisa,a não ser nos fins de semana,mas pretendo tirar eles p relaxar e descansar. Por isso a ideia de ficar num lugar mais fora da cidade. E desde q fui em Versalhes e vi as pessoas andando de bicicleta pelo parque, não penso em outra coisa a não ser ficar lá. Risos. Vou começar a olhar o 13 e 15, por ser mais próximo do curso.
    Enquanto isso vou pesando os prós e contras.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog. Escrevi em vários, só aqui tive resposta(até agora). Bon week-end!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
  25. Olá!Seu blog está de parabéns,é muito útil. Gostaria que vc me informasse se brasileiros precisam de visto para viajar para a França. E também gostaria de saber se é muito arriscado uma recém maior de idade, que nunca saiu do Brasil,ir tentar morar um tempinho la, claro, com planejamento. Grata desde já!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Thays,
      Os brasileiros podem ir como turistas e passar 3 meses na França. Não precisa de visto, mas a imigração pode querer ver alguns papéis (onde você vai ficar hospedado, o que vai fazer, quanto dizer estar trazendo). Não acho arriscado um jovem vir morar em Paris, até pq eu vim bem nova também. O importante é vir com papéis para ficar morando, se o objetivo for ficar mais de 3 meses. Quem vem com visto sempre tem ajuda do governo se necessario (para pagar aluguel, despesas médicas, etc).
      Espero ter respondido a sua duvida.
      Abs!

      Likes(0)Dislikes(0)
  26. Parabéns pelo blog, é uma ajuda muito grande p nós!
    Gostaria de saber sobre o visto p quem pretende trabalhar em Paris. Trabalho na área de patisserie aqui no Brasil e gostaria de passar um ano trabalhando aí. Mas tenho dúvida de como conseguir o visto p isso. Não gostaria de estudar, só trabalhar, quais seriam as opções de visto? E vc saberia me dizer se seria relativamente tranquilo arrumar emprego? Tenho 33 anos e ja falo francês. Obrigado!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Ricardo,

      É possível conseguir um visto de trabalho, mas para isso você precisa encontrar uma patisserie que esteja procurando um patissier.
      A empresa fornece uma boa parte dos papéis necessários para esse tipo de visto.
      Para mais informações, aconselho entrar em contato com http://saopaulo.ambafrance-br.org/-Visas-
      Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)
  27. Obrigado pela resposta!
    Será que seria mais fácil eu fazer algum curso e ir pelo visto de estudante e conseguir emprego lá? Eu poderia ficar lá um ano com esse visto?
    Muito obrigado!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
  28. Olá bom dia,

    Estou considerando uma oportunidade de emprego em Montpellier, só que não sei muito sobre a cidade... Gostaria de saber se com 35.000 anuais da pra ter uma vida confortável lá, pagando aluguel, internet, telefone e etc... Obrigado!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Sim, é bem possível. Ainda mais que em Montpellier os alugueis são bem mais baratos que em Paris.

      Likes(0)Dislikes(0)
  29. Hoje, buscando mais informaçòes é que vi sua resposta, pensei que eu seria avisado por email mas vamos la, vc disse que conseguimos viver com 1.500 eutos e que existem cidades mais baratas pra se viver do que Paris. Por favor me diga, qual seriam as cidades com melhor custo x beneficio? E por fim, para procurar imovel pra alugar, quais sao os melhores sites de busca? Eu consigo alugar um apartamento como turista? Obrigado, abraços

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
  30. Quero antes de tudo, agradecer pelas informações valiosas do blog.
    Ainda não conheço a França, mas tenho recebido alguma proposta de trabalho em Paris.
    É verdade que os franceses são meio hostis quando se trata de outra língua que não seja o francês? Resumindo: dá pra se virar no inglês em Paris?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Olá. Obrigada pelo comentário. É possível sim se virar em inglês. A dica é tentar falar com pessoas mais jovens, que normalmente tem mais facilidade com a língua inglesa.

      Likes(0)Dislikes(0)
  31. Olá boa tarde. Parabéns pelo blog. Gostaria de saber sobre os impostos incidentes sobre a renda para expatriados em Paris. Quais são as faixas de tributação? Obrigado.

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
  32. Boa noite! Ótimo blog, parabéns pela iniciativa. Gostaria de saber se com 800 euros/mês é viável se manter em Paris (morando em locais com aluguéis mais baratos), e se é possível conseguir esta quantia trabalhando em torno de 20 hrs semanais (com o visto de estudante). Por fim, você sabe me dizer mais a respeito do auxílio moradia da CAF? Quais são as chances reais de conseguir tal auxílio?
    Obrigado!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Olá Tiago,
      Tendo a CAF é possível sim viver com 800 euros por mês. Trabalhando 20horas por semana é mais ou menos isso que você vai ganhar (10 euros por hora).
      A CAF é disponibilizada aos estudados e pessoas de baixa renda, as pessoas tem direito a isso. A única coisa é que eles não ajudam no primeiro mês de aluguel e o auxílio pode demorar um tempinho (3 meses no máximo) para começar. Então tem que ter uma reserva para começar.
      Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>