Visto Mochileiro – Visa Vacances Travail

Finalmente o Brasil e a França entraram em acordo pela criação de um Visa Vacances Travail (visto mochileiro França e Brasil).
Durante a visita oficial do Presidente da República Francesa François Hollande ao Brasil nos dias 12 e 13 de dezembro de 2013, os dois países assinaram um acordo permitindo a criação dos visas routards (visto mochileiro). A partir de obtenção desse visto, os jovens mochileiros tem direito de residir e trabalhar por até um ano na França e no Brasil.

Porém, segundo um responsável do ministério de assuntos estrangeiros do Brasil, o governo francês há muitos anos pedia uma solução jurídica para os jovens que chegam ao Brasil apenas com uma mochila e desejam ficar mais do que 3 meses. Por enquanto, o que existia em vigor era a possibilidade de qualquer cidadão brasileiro fazer turismo na França por até 3 meses, mas sem a possibilidade de trabalhar. O mesmo princípio era aplicado para cidadãos franceses no Brasil.

Com a chegada na Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, assim como a falta de emprego na Europa, muitos jovens franceses partem para o exterior em busca de novas oportunidades. O Brasil é visto hoje em dia na França como um terre d’avenir com mais possibilidades de encontrar um emprego principalmente para jovens recém formados.

Ao menos, essa iniciativa vai ser válida para não deixar na irregularidade tantos jovens franceses como brasileiros com condições de pedir esse tipo de visto mochileiro, pois ainda não conhecemos as regras. Essa modalidade de visto entrará em vigor à partir de 2014, acreditamos que antes da Copa do Mundo teremos mais informações sobre os requisitos básicos para se candidatar ao visto mochileiro. Affaire à suivre.

Photo Credit: Éole via Compfight cc

Likes(2)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

2 Comments

  1. Já estar em vigor? Como faço para conseguir esse visto?

    Likes(1)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Boa pergunta, deveria estar, mas hoje não sei o que avançou nessa negociação. Foi anunciado porém na época ainda não tinha sido ratificado pela câmara de deputados e senado. Consultei o site do consulado no brasil, mas não citam esse visto. O ideal é contatar o consulado para saber quando entrará em vigor.
      abraço!

      Likes(0)Dislikes(0)

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>