Au Pair em Paris

Ser au pair em Paris é uma das maneiras mais econômicas de morar em Paris, aprender francês e se integrar na cultura francesa.

Mas afinal o que é uma jeune fille au pair ?

Uma jeune fille au pair (ou jeune homme au pair) é um jovem estudante que cuida das crianças de uma família no exterior. Diferentemente de uma babysitter, uma jeune fille au pair mora com a família das crianças ou em um studio da família. Além disso, a família paga um pequeno salário (em média de 100 euros por semana), alimentação, sécurité sociale e às vezes transporte e telefone.

Em contrapartida, a jeune fille au pair realiza atividades com as crianças enquanto os pais estão trabalhando. Normalmente o horário de trabalho é das 16h até às 19h30 e quarta o dia inteiro (pois as crianças não têm aulas nas quartas). Esses horários variam, mas devem ficar dentro de um limite de 35h por semana. Um contrato é assinado com horários e valores e aprovado por um organismo francês que organiza o sistema de jeune fille au pairs.

Os horários de trabalho devem ser compatíveis com os estudos. O objetivo de ser jeune fille au pair é aprender a língua francesa, se integrar na cultura local. Por isso é exigido que o estudante esteja matriculado e frequente um curso de francês de ao menos 10 horas aula por semana.

É importante lembrar que existe o programa au pair para homens também. Não é exclusivo para mulheres. Quem deseja procurar mais sobre o programa, deve procurar pelos termos « jeune homme au pair » ou « male au pair » (para países anglofônicos).

Como ser uma jeune fille au pair na França?

A França possui condições bem específicas e regulamentadas para que moças e rapazes estrangeiros possam trabalhar na França como jeune fille (homme) au pair. Existe um contrato que deve ser assinado antes mesmo da jeune fille chegar na França. Esse contrato deve ser assinado pela família e carimbado pelo organismo responsável na França. Em seguida o contrato é enviado para a jeune fille no seu país de origem, para que ela possa pedir um visto de jeune fille au pair. O visto de jeune fille au pair nada mais é que um visto de estudante com direito de trabalho de 20 horas.

A diferença é que na hora de pedir o visto, a jeune fille não precisa apresentar comprovante de recursos e de moradia na França, pois tudo isso já estará incluído no contrato. Para o consulado, o argent de poche da jeune fille au pair é suficiente para comprovar condições financeiras de morar na França. Além disso, a família é responsável por hospedar a jeune fille, então as condições básicas do pedido de um visto estão quase todas preenchidas.

Além do contrato, é preciso que a jeune fille apresente uma matrícula em um curso de francês de no mínimo 10 horas semanais na França. Não é necessário fazer o pagamento de todo o curso para conseguir essa matrícula, é necessário pagar apenas o que for solicitado pela instituição de ensino. Esse valor pode ser negociado para que a família pague antes de você chegar na França.

Condições para ser jeune fille (homme) au pair

Os requisitos para ser au pair na França são:

  • ter idade entre 17 e 30 anos;
  • ser de nacionalidade estrangeira;
  • estar inscrito em um curso de francês para estrangeiros;
  • ser titular de um « accord de placement avec une famille d’accueil »;
  • homens e mulheres podem participar do programa.

Vale a pena ser jeune fille au pair?

Sim, vale. Se você gostaria de morar no exterior, aprender uma nova língua, mas não tem condições financeiras de alugar um apartamento, pagar seu curso de francês, comprar a passagem de avião, trabalhar como jeune fille au pair é uma ótima oportunidade.
Na Europa, cuidar de crianças é uma atividade que tanto jovens de classe alta quanto de classe média e baixa já realizaram alguma vez na vida. É muito comum realizar um petit boulot para juntar um pouco de dinheiro para as atividades de lazer, férias. Não existe a mesma percepção que no Brasil. Por isso, não tenha receio de passar um ano em Paris cuidando de crianças como jeune fille (homme) au pair. Você só tem a ganhar em experiência de vida e ainda tem a chance de morar em outros país.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Likes(44)Dislikes(1)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

34 Comments

  1. Gostaria de saber mais do Au Pair em Paris

    Likes(7)Dislikes(1)
    Post a Reply
    • Oi,
      Você pode buscar mais em sites como www.aupair.com e www.aupair-world.net
      Nesses sites as famílias colocam os requisitos que precisaram da sua / seu au pair e a au pair busca a família que lhe interessa.
      Abs!

      Likes(1)Dislikes(0)
  2. Sou brasileiro,e queria muito ter uma oportunidade de trabalho na frança, e poder estudar também

    Likes(1)Dislikes(1)
    Post a Reply
    • Olá,
      Existem várias possibilidades de fazer isso, ainda mais agora com bolsas de estudo para Europa. O conselho é sempre persistir e buscar todas as informações possíveis de como chegar lá. Abs!

      Likes(0)Dislikes(0)
  3. Este programa é para ambos os sexos? normalmente o au pair é mais voltado para mulheres

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Olá,
      Esse programa é para ambos, porém se vê mais moças como jeune fille au pair. Tenho vários amigos homens que participaram!

      Abraço!

      Likes(2)Dislikes(0)
  4. Oi tudo bem? Como faço para achar famílias que estejam em busca de "aur pair"? Grato desde já!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
  5. Oi adorei o post, sou brasileira tenho 20 anos e gostaria muito de fazer au pair em Paris. Você poderia atualizar as informações? Vi em uma empresa brasileira que oferece esse tipo de intercambio mas que se paga apenas 50 euros semanais, confere?
    Acredito ser minha possibilidade de poder viver na Europa ao menos um ano.
    Se puder me ajudar agradeço!!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Jaqueline
      Na época que eu cheguei na França, em 2008, as famílias que pagavam 60 euros semanais eram as que pagavam menos. Com 50 euros por semana você não consegue viver, por que para ser au pair precisa pagar curso de francês. Então converse melhor com essa agência, mas não aceite menos 90 euros semanais.
      Outra informação importante é que você não precisa necessariamente ir com agência. Pode ir por conta própria, desde que consiga encaminhar os papéis para o visto.
      Boa sorte!!

      Likes(2)Dislikes(0)
  6. Olá, tudo bem? Sou brasileira e gostaria de saber se tem uma idade específica pra poder começar como au pair

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Amanda, acredito que seja 18 anos.

      Likes(0)Dislikes(0)
  7. Oi, eu realmente fiquei extremamente animado com essa postagem. Tenho duas perguntas...

    1 - Se eu precisasse de ajuda em como conseguir essas coisas, ou tirar certas dúvidas, eu poderia entrar em contato com você de alguma forma?

    2 - Eu tenho 23 anos. Ainda posso ser um au pair? Qual é a idade máxima?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Dickson,
      Já curtiu a página no facebook? Pode enviar mensagens por lá, respondo sim.
      Eu comecei a ser au pair com 21, então com 23 você pode sim. Acho que hoje em dia não existe mais idade máxima, mas teve uma época que era 30 anos. Não tenho certeza, mas com 23 anos você pode ser au pair sim.
      Abraço!

      Likes(1)Dislikes(0)
  8. Ola bom dia!! estou precisando de informaçoes de como contratar uma fille au pair aqui na frança, moro perto de Paris e precisaria saber onde e como fazer esse contrato qual o organismo frances q precisaria ir p organizar todos os papeis para minha Jeune Fille au Pair, se puder ajudar agradeço !! obrigada

    Likes(1)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Eliane, o melhor que você pode fazer é ir na Mairie da sua ville e pedir informações sobre isso, eles poderão te ajudar. Abs!

      Likes(0)Dislikes(0)
  9. Olá! Parabéns pelo site, tem informações muito úteis e escritas de maneira clara. Gostaria de saber se como au pair poderia ser solicitada a fazer serviços de limpeza da casa ou outras coisas que não estejam relacionadas a cuidar das crianças.

    Beijo

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
  10. Olá tenho 32 viu fazer 33 daqui 1 mês eu posso fazer Homme au pair ?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Bruno,
      Não pode mais não, por causa da idade. Au pair é entre 18 e 30 anos.
      ABraço!

      Likes(1)Dislikes(0)
  11. Olá, eu estou a pensar tornar me aupair no próximo ano e tenho a seguinte questão: eu gostaria de saber se o ordenado q nos é dado pela nossa família de acolhimento é suficiente para pagar as aulas de francês? Aguardo resposta, obrigada.

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Mariana, o salário de au pair fica em torno de 100 euros por semana e o curso de francês au pair custa em torno de 300 euros o trimestre. Fica apertado, mas o salário cobre sim o curso. Só tem que escolher um curso adaptado para o seu ordenado e os seus horários como au pair.
      Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)
  12. olá tenho 18 anos moro em sp e gostaria muito mesmo de trabalhar na frança mas nao encontro nenhuma agência brasileira. tem alguma agência fisica que possa me encaminhar??

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Gilda,
      Você já procurou a CI e a Cultural Care? São agências que propõem o intercâmbio au pair e que possuem loja física em São Paulo.
      Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)
    • aah sim, muito obrigada encontrei a CI de sp fica ha uns 3 km de casa, muito obrigada!!!

      Likes(0)Dislikes(0)
  13. Oi! Li uma vez que após o fim do contrato de au pair, você tem que voltar pro seu país de origem. Confere a informação?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Olá. Na verdade não. Se você quiser ficar no país você precisa ter uma razão para justificar seu visto. Exemplo: trabalho, estudo.
      Espero ter ajudado. Abs!

      Likes(0)Dislikes(0)
  14. Boa tarde! Adorei seu site, as informações são maravilhosas. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de trabalho tão boa quanto essa de jeune fille au pair para alguém como eu, mulher com 35 anos?
    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Olá.
      O visto como jeune fille au pair é para pessoas com menos de 30 anos, a não ser que a regra tenha mudado.
      Abraço

      Likes(0)Dislikes(0)
  15. Olá, adorei o texto, mas tenho uma dúvida. Depois que eu terminar de trabalhar como au pair, poderei continuar morando na França??
    Aguardo sua resposta

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Olá.
      É possível sim, mas é preciso ou estudar ou trabalhar para justificar um visto.
      Obrigada pelo comentário!

      Likes(0)Dislikes(0)
  16. Oi, Estou Muito Interessada, Mas Preciso Tirar Uma Dúvida!!
    Eu Já Estou Em Paris, Mas Não Tenho O Visto, Faço Curso De Francês Aqui, Mas Quero Me Aprimorar Mais E Ter Um Trabalho, Para Ter Autonomia.. já Estou Á 5 Meses Aqui Morando Com Minha Tia, Mas Minha Dúvida É Se Eu Consigo Trabalhar Como Fille Au Pair Mesmo Sem Visto?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Thereza,
      Au pair precisa ser declarada e para ser declarada precisa de visto. Aconselho você a regulaziar a situação antes de te procurar um trabalho.

      Boa sorte !

      Likes(0)Dislikes(0)
  17. Oi, tenho uma duvida.
    Eu quero ser Au Pair em Paris por 1 Ano, ja sei que é obrigatorio estar matriculada em um curso de 10 horas semanais no minimo, a minha duvida é:
    Eu posso escolher por quanto tempo faço curso lá ? Por exemplo se eu quiser fazer só 2 meses ou só 5 ou 6 meses, eu posso ? Ou é obrigatorio no meu ano de Au Pair fazer o curso todos os meses, durante os 12 meses do ano ?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Olá, precisa fazer curso durante o tempo todo se você quiser renovar seu visto depois.
      Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Manual Prático da Au Pair - […] como Male Au Pair (Jeune Fille) na Franca! Vale a pena ler pra entender melhor sobre o processo. Clique …

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>