Como se vestir durante o inverno em Paris ?

3171028030_1296fde469_o

Depois do texto sobre as vantagens e desvantagens de visitar Paris no inverno (em Vale a pena visitar Paris no inverno), umas dicas sobre como se vestir durante o inverno em Paris podem ser válidas.

A temperatura média nos meses de inverno é de mais ou menos 5 graus, o que pode assustar um pouco quem não está acostumado. É importante estar preparado para se vestir tanto para ambientes fechados quanto para os passeios ao ar livre.  Diferente do Brasil, onde os ambientes fechados não são preparados para o frio, na França as casas, museus, escolas possuem chauffage. Isso quer dizer que não será necessário colocar ficar de casaco em ambientes fechados. Saber como se vestir durante o inverno em Paris será um grande diferencial para o seu conforto.

Pode parecer um dilema, pois para chegar em um lugar quentinho é preciso sair, nem que seja até a estação de metro mais próxima. Para resolver isso, os europeus desenvolveram tecidos e maneiras de se vestir apropriadas. Vou tentar passar umas dicas, traduzindo o nome das roupas em francês, no caso de você precisar pedir em alguma loja.

Como se vestir durante o inverno em Paris – o estilo cebola

Você conhece o estilo cebola? Ou vestir-se como uma cebola? Pois é a melhor maneira para contornar o problema do frio no inverno. Vários agasalhos são sobrepostos em camadas para conservar o calor.

Da cintura para cima: use uma blusa de tecido fino, de preferência térmica. Se você não encontrar no Brasil, saiba que é muito fácil de encontrar na França. Basta pedir um t-shirt thérmique em lojas como Décathlon ou Go Sport. Coloque uma blusa (útil para você ficar bem vestido quando retirar as peças à seguir) e uma polaire.  Uma polaire é um tipo de casaco (ou blusa) de um tecido bem quente. A polaire pode ser substituída por uma doudoune se você preferir (ou as duas). Em seguida coloque um casaco grosso.

Cabeça: use um gorro (un bonnet), chapéu (un chapeau),

Pescoço: use echarpes, cachecóis sempre.

Mãos: use luvas (des gants). Se você se sente desconfortável com luvas, use luvas sem dedos.

Da cintura para baixo: vista uma meia-calça (un collant) e uma calça. Se você tiver coragem e optar por um vestido ou saia, recomendo que coloque duas meia-calça (des collants), sendo ao menos uma delas de fio grosso.

Pés: se possível, além da meia calça, coloque um par de meias (des chaussettes). Existem muitas meias especiais para o inverno, especialmente em lojas de esporte, na seção de ski ou esportes de inverno. Coloque um par de sapatos que isolem o calor dos pés, como botas (des bottes), botinas ou sapatos. Deixe converse, all starts, tênis de solado fino, sandálias no Brasil entre os meses de inverno.

Você vestirá tudo isso quando estiver passeando ao ar livre. Quando estiver em um ambiente fechado poderá retirar as luvas, gorro, echarpe, casaco, doudone ou polaire.

Essa é uma das maneiras de adotar o estilo das camadas. Espero que seja útil na hora de preparar as suas malas para as viagens. Não se esqueça que se você não tiver alguma das peças, prefira comprar em Paris, pois os tecidos são mais adaptados para o inverno.

Pronto, agora você já sabe como se vestir durante o inverno em Paris. Precisa comprar alguma coisa? Conheça os melhores lugares para fazer compras em Paris.

Photo Credit: Gregory Bastien via Compfight cc

 

Likes(3)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>