Musée Rodin

Depois de pensar um tempo sobre quais os lugares bonitos para visitar nos dias de neve ou inverno, decidi refazer um passeio muito legal que fiz com meus amigos brasileiros no nosso primeiro inverno em Paris.
Hoje fui no Museu Rodin para visitar a exposiçao permanente, o museu e o jardim. Inclusive o jardim é uma das partes que eu sempre quero visitar nos meses de primavera/verao mas nunca fui. As duas vezes foram sempre no inverno. Esse é um mau habito de quem mora por aqui e esquece de aproveitar certas coisas. A diferença é que você pode aproveitar o jardim sem ficar com frio ou vontade de voltar para dentro do Museu.
Deixando de lado as consideraçoes climaticas, a visita é muito agradavel mesmo para alguém que nao tenha muito conhecimento sobre a vida e obra de Auguste Rodin (e de Camille Claudel). Porque mesmo que o Museu se chame Rodin, uns bons 30% das obras sao assinadas pela Camille. E fora as outras em que ela deve ter participado da criaçao, sem entrar em detalhes polêmicos sobre a verdadeira autoria das obras (Rodin ou Claudel?). Muitas vezes é dificil de distinguir a realidade sobre Rodin ter se apoderado de certas obras de Claudel ou se isso foi o inicio da doença mental da escultora.
Primeiro andar: muitas maos. E o Beijo!
Segundo andar: Rodin apresenta o corpo humano com uma incrivel riqueza de detalhes. Algo que se esclarece depois que sabemos que ele passou boa parte da sua juventude estudando anatomia humana. Rodin acreditava que devia estudar anatomia para poder domina-la e nao ser dominado por ela, a fim de utilizar anatomia como uma ferramenta de expressao da espiritualidade humana.
Um bom passeio, nada cansativo. Planejo ir de novo, da próxima vez com audioguias e talvez com sol.
 
Likes(1)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

1 Comment

  1. Muito bom o blog! Caso a troca de links lhe interesse venha me fazer uma visita na Provence (www.naprovence.com). Um grande abraço e boa viagem!

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>