La Dame à la licorne

La Dame à la licorne é uma série de seis tapates do XV século que encontra-se no Museu Nacional da Idade Média (Thermes e hôtel de Cluny, em Paris).

Todas as seis tapessarias utilisam os mesmos elementos, em uma ilha, uma mulher com um Unicórnio na sua direita e um leao na sua esquerda e outros animais menores.

Cinco dessas obras representam um dos sentidos. O paladar é representado pela dama recebendo um doce de sua serva. A audiçao é representada na tapessaria em que a dama toca musica. A visão é representada pelo Unicórnio que se observa no espelho segurado pela dama. O olfato é representado por um macaco que respira o perfume da coroa de flores. O tato é representado pela dama que segura o chifre do Unicórnio.

O mistério fica na sexta obra em que nenhum dos sentidos pode estar sendo representado, a menos que na época um sentido a mais teria sido considerado. Nesse tapete a inscrição a mon seul desir (ao meu proprio desejo). A imagem é da dama ofertando seus pertences a sua serva, o que poderia representar a renuncia, o amor, o livre arbitrio, mas nenhuma das pesquisas foi conclusiva a esse respeito.

Veja aqui as fotos das tapessarias

Para quem quiser ver as obras de perto, visite o Museu Nacional da Idade Média

Obs: audioguias são gratuitos!

Endereço: Musée de Cluny – Musée national du Moyen Âge

6 place Paul Painlevé
75005 Paris

Likes(0)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

1 Comment

  1. Obrigado por me mostrar isso. Belíssimo post. Feliz 2011-2.
    Gilson (Goiânia-GO, Brasil).

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>