Como trabalhar em Paris

Uma das grandes dificuldades que encontram as pessoas que desejam morar em Paris é como se sustentar e onde trabalhar em Paris. Morar aqui está relacionado a uma boa qualidade de vida, mas também a um alto custo de vida. Há algum tempo tratamos sobre o tema do custo de vida na França. Quem mora em Paris sabe que os valores dos aluguéis são bem altos, pois o preço por metro quadrado é bastante elevado. Além disso, a moeda européia está fortalecida, o que acaba dificultando para nós brasileiros. Então, para a maioria de nós, morar em Paris significa também trabalhar em Paris.

Encontre um trabalho em Paris

Se você precisa trabalhar enquanto estiver aqui, mas não quer vir necessariamente como jeune fille au pair, uma solução é fazer babysittings e sorties d’école.

Existem várias famílias que, não podendo ter uma jeune fille au pair, preferem contratar um(a) estudante para buscar as crianças na escola e ficar com elas até a volta dos pais, com horários bem flexíveis. Também existe a possibilidade de fazer babysittings durante as saídas dos pais durante à noite. O que com certeza é o mais tranquilo, as crianças ficam dormindo e você só precisa ficar de responsável, vigiando que tudo esteja bem até o retorno dos pais. É o momento que você pode ficar estudando, vendo filmes ou no computador. As famílias costumam pagar de 8 à 12 euros por hora.

Quer saber mais sobre o programa de jeune fille au pair em Paris? Leia nosso post dedicado Au Pair em Paris.

Para quem se interessa, passo o endereço de um ótimo site para procurar famílias para trabalhar em Paris: Job Etudiant. Nesse site, você pode procurar outros tipos de trabalho também. Basta escolher o tipo de trabalho que você deseja realizar em Paris.

Como trabalhar em empresa em Paris

Para trabalhar em uma empresa e evitar os chamados petits boulots, você precisa de qualificação e um pouco de experiência na sua area. Falar em francês fluentemente é fundamental. Falar em inglês ajuda muito, pois muitos cargos são direcionados para perfis internacionais. Falar em outras linguas pode ajudar, mas tenha em mente que o francês vem em primeiro lugar e o inglês em segundo.

Claro, para obter um trabalho em Paris é necessario ter muita persistência, pois existe mais procura do que oferta de vagas. Prepare-se para passar por muitas entrevistas, receber muitas respostas negativas e diversas perguntas sobre seus « papéis » para trabalhar em territorio francês.

Tipos de contrato de trabalho na França

Existem diversos tipos de contrato de trabalho na França. Citemos os principais:

CDI – Contrat de travail à durée indéterminée

É o contrato de trabalho padrão francês, por período indeterminado. Após um período de experiência, é o contrato que dá maior estabilidade ao trabalhador.

CDD – Contrat de travail à durée déterminée

É o contrato de trabalho por tempo determinado. Ele pode durar 1 mês, 6 meses, 1 ano. As empresas costumam utilizar esse tipo de contrato quando não necessitam aumentar o quadro de funcionários de maneira indeterminada, mas sim para missões pontuais (licença-maternidade, missão específica, cargo novo).

Carga horária semanal de trabalho na França

Em geral, a carga horária de trabalho é de 35 horas semanais. Algumas empresas e cargos podem solicitar uma carga horaria maior, geralmente para os cargos mais bem remunerados. Existem também muitos contratos a tempo parcial, 10h, 20h semanais, o que é muito avantajoso para estudantes que não poderiam se dedicar a uma atividade extra por 35 horas semanais.

Duração das férias

A duração total das férias na França é de 5 semanas, podendo serem tiradas separadamente. Cada empresa possui as suas regras, mas em grande parte delas, um empregado pode tirar no maximo 15 dias de férias por vez.

Likes(15)Dislikes(0)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

3 Comments

  1. Liege, bom dia. Tens como procurar sobre os alimentos orgânicos na França. Li que há uma valorização sobre eles por aí...Abraços.

    Likes(1)Dislikes(0)
    Post a Reply
  2. Sim, aqui a moda sao os alimentos BIO. Sao um pouco mais caros mas sao bem aceitos pelos franceses.

    Likes(0)Dislikes(1)
    Post a Reply
  3. olá tudo bem ?! moro na alemanha + meu sonho é aprender o frances entao pensei em fazer uma barganha
    gostaria de morar com uma familia e prestar meu servicos
    e assim ter a chance de aprender o frances q tanto amo!vc acha q seria possivel fazer essa troca?!falo alemao e espanol e tenho tenho passaporte alemao isso ajuda em alguma coisa ? poderia me dar sua opniao ! merci
    luzstar_123@hotmail.com
    49 211 01520 78 40 373

    Likes(1)Dislikes(2)
    Post a Reply

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>