Motivos para estudar e aprender a falar em francês

Falar inglês não é o bastante

Uma pessoa que fale vários idiomas tem muito mais chances de conseguir um espaço no mercado de trabalho tanto no Brasil quanto no exterior. Aprender uma língua significa adquirir riqueza cultural, pessoal e profissional. O francês é uma alternativa além do inglês e do espanhol.

O francês e o inglês são as únicas línguas faladas nos 5 continentes

O francês é uma lingua falada nos 5 continentes por mais de 200 milhões de pessoas. É o nono idioma mais falado no mundo. Os países francófonos englobam 68 Estados e governos.

Uma vantagem para sua carreira

Falar em francês é uma grande vantagem para encontrar um emprego junto às multinacionais francesas, suiças, belgas e canadenses instaladas no Brasil ou no exterior. Sendo a quinta potência comercial no mundo, a França atrai empresários, pesquisadores e 25% de todos os brasileiros que estudam no exterior.

Aprender a falar em francês é descobrir um universo cultural único

Um fato é que quando se faz um curso de francês, você faz uma viagem cultural: no mundo da moda (Chanel, Christian Dior), da gastronomia (macarons, vinhos, queijos, foie gras), das artes, da arquitetura, da literatura (Charles Baudelaire, Victor Hugo, Marcel Proust, Charles Baudelaire, Jacques Prévert), da musica (Edith Piaf, Charles Aznavour), do cinema e da ciência.

Uma vantagem para estudar na França

Sinceramente essa é a que eu considero a maior vantagem e que foi para mim o ponto principal por ter escolhido o francês como língua de estudo. Falar francês permite o acesso aos estudos superiores na França, em universidades de grande reputação como a Sorbonne, Pierre et Marie Curie, Nanterre, entre outras, ou em grandes escolas como a HEC (Hautes Etudes en Commerce), a SciencePo, a Polytechnique. Os estudos superiores em universidades francesas sao subsidiados pelo governo francês, quer dizer que o aluno paga apenas uma inscrição anual. E ela não diferencia alunos estrangeiros de alunos franceses. Você precisa apenas comprovar que tem um bom nível de francês.

O Turismo na França

Chegar num pais sem falar a lingua dos seu povo é possivel, principalmente se você tiver acompanhado por alguém que fale a lingua ou se você fala inglês. Mas nada é comparado com o fato de você falar francês, pois sua experiência sera bem melhor, sobretudo nos museus. E na França museu é algo que nao falta. Nem todos possuem a traduçao para o inglês, mas claro, isso se você fala em inglês. Porém, o fato de nao falar em francês ou javanês nao pode te impedir de conhecer o mundo. Se você tem tempo, dinheiro (ou nao) e papéis, nao pense duas vezes e pé na estrada.

Idioma das relações internacionais

Se você planeja trabalhar em organizaçoes internacionais como a ONU, UNESCO, a OTAN, a União européia, é indispensável falar francês.

É fácil falar em francês

Ok, os verbos são difíceis, mas é facil, porque é uma língua latina com influências da língua inglesa. Coisas que estamos ja bem familiarizados.

Promover a diversidade linguistica

Sim, porque por mais que seja importante falar em inglês, um monopolio linguístico seria demais, né?

O francês é uma língua bonita

E dá pra aprender brincando, na prática, basta ter boa vontade.
Conheça algumas frases e expressões em francês úteis para quem está começando a aprender a língua de Molière!

 

Likes(2)Dislikes(1)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

1 Comment

  1. Ola =)
    Bem, tive a ler alguns posts do blog e adorei.. Tem aqui um bom trabalho.
    Eu sou portuguesa, mas nutro uma grande paixão pelo françês, tanto como lingua, como cultura, país.. etc
    Já estive algumas vezes em Bordéus e adorei, é apaixonante.
    Neste momento sou estudante universitária, mas gostaria mesmo muitooo de poder continuar os estudos na França. Por acaso sabe alguma forma de eu o fazer???
    Como aconteceu com voçê?
    Agradecia resposta :)
    Cumprimentos

    Likes(1)Dislikes(0)
    Post a Reply

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>