Mitos e costumes franceses

pagina inicial Pariscityvision

Por muitas razões o povo francês é estereotipado no Brasil e acredito que em vários países do mundo. É senso comum dizer que os franceses  são grossos e antipáticos, não tomam banho, não gostam de falar em inglês, etc. No Brasil, nós somos receptivos a tudo que é estrangeiro. Mas isso não quer dizer que as pessoas em geral tenham certas idéias preconcebidas preconceituosas sobre os costumes do povo francês.

Por isso, vou escrever sobre as principais ideias que se ouve falar sobre os franceses. Primeiro apresento a questão que as pessoas costumam fazer sobre os franceses e depois apresento o que eu penso sobre isso, o que eu vi sobre isso, e se tiver dados estatísticos, vou apresentar também.

Muitas são as questões sobre os costumes franceses: O que é verdade e o que é mentira sobre o povo francês? É verdade que as mulheres francesas não se depilam? Os franceses tomam banho todos os dias? Os franceses fumam bastante? Os franceses são fedidos? Os franceses são grosseiros e mal educados? De onde vem todos esses mitos sobre os costumes franceses?

Vamos tentar abordar a maioria dos clichês sobre os franceses =)

As mulheres francesas se depilam?

Até onde eu saiba, as mulheres francesas se depilam sim. Pelo menos no verão, quando podemos observar as pessoas sem casacos, as francesas parecem se depilar. Mas a depilação brasileira é famosa aqui na França. Depiladoras especializadas aplicam o método da depilação brasileira por toda a França. Também existem giletes, ceras e produtos desse gênero em qualquer supermercado. Quer dizer que se você vier passar um tempo na França, não vai deixar de se depilar se é esse o seu costume.

Em Paris existe o Body Minute, uma rede de salões especializados em estética e depilação feminina. A cliente paga uma mensalidade de 9,99 euros e tem acesso aos serviços dos salões em qualquer lugar de Paris, por um preço reduzido. Faz bastante sucesso, tanto entre francesas quanto entre estrangeiras.

Porém ouvi falar (Catraca Livre) que existem muitas mulheres que não se depilam em nome da liberdade de escolha. Inclusive a depilação é vista por muitas pessoas como uma manipulação da indústria da beleza. E esse grupo não é relacionado com mulheres franceses, existe no mundo todo.

 

 

Os franceses tomam banho?

Sim e não. Aliás, essa é uma das primeiras questões que me fazem sobre os costumes dos franceses. Morei com duas famílias francesas e tomavam banho todos os dias, menos o adolescente quando queria fazer birra. Uma família do sul e outra de Paris. Porém uma vez uma babá da província e de certa idade já avançada me confiou que era contra os hábitos da família de tomar banho todo dia. Eu, como aprendi ao longo da vida que não posso tentar mudar as pessoas, mostrei interesse pelo assunto e pela sua opinião. Essa senhora me disse que não tomava banho todos os dias para não perder a proteção da pele, pois quando tomamos banho perdemos essa camada de gordura que impede que a pele fique seca. Foi o argumento dela. Então tá!

Apesar das opiniões pessoais, da minha pequena experiência com alguns franceses, fui atrás de dados. Recentemente a BVA-Doméo-Presse régionale realizou uma pesquisa sobre a frequência em que os franceses tomam banho. Resultado: 57% dos franceses tomam banho todos os dias; 24% tomam banho um dia sim, um dia não; 11% tomam banho a cada 3 dias; 8% tomam banho com uma frequência ainda menor. Resumindo, 43% dos franceses não tomam banho todos os dias e isso são dados, não é opinião. São franceses falando sobre seus costumes e hábitos diários. Mais informações no podem ser encontradas no site da BFMTV.

Porém, não conheço uma pesquisa feita sobre isso em relação aos brasileiros. Talvez teríamos uma grande surpresa.

Para mais informações acesse nosso artigo seguinte sobre os Mitos Franceses

Os franceses fumam bastante?

Sim, e esse é um fato que tem preocupado muito a administração pública francesa. Por mais que sejam preocupados com a emissão do gás carbônico, com efeito estufa, e em se alimentar com produtos bio, eles não se incomodam em acender vários cigarros. É impressionante. Muitas mulheres fumam e homens também. Quando fazemos uma janta com franceses e brasileiros, pode ter certeza que quem sai pra fumar são sempre os franceses.

Para se ter uma ideia, 16 milhões de franceses fumam. Entre os homens, a proporção de fumantes vem diminuindo desde os anos 60, passando de 57% a 32%. Porém, dentre a população feminina, a proporção de fumantes aumentou de 10 a 26%.

Confira mais informações sobre tabagismo entre os franceses.

Os franceses são fedidos?

Nem todos, porém como em qualquer lugar do mundo, se eles não tomam banho são fedidos. Se eles fumam são fedidos. Se fumam e tomam banho são fedidos. Se fumam e não tomam banho, fuja!

Os franceses são grosseiros e mal educados?

Eles não são, em geral, simpáticos e sorridentes como os brasileiros, mas são educados e usam as palavrinhas mágicas toda a hora. Assim como palavras não tão bonitas, escrevi um artigo sobre os palavrões em francês mais usados.

No dia-a-dia, não espere ser muito bem tratado numa loja, num restaurante. Eles não concordam que seja o cliente quem mande.

 

Os franceses não gostam de falar em inglês?

Essa é uma das perguntas que eu considero mais importante para quem chega na França. Muitos dizem que os franceses se recusam a falar em inglês. Pode até acontecer algumas vezes, mas isso não é 100% verdade. Proporcionalmente existem mais franceses que falam em inglês do que brasileiros. No Brasil, se formos pensar bem, poucas pessoas falam bem em inglês quando um estrangeiro precisa pedir informação. Outra coisa que pode dificultar a compreensão entre franceses e brasileiros falando em inglês é que eles costumam ter uma pronúncia muito mais próxima do inglês britânico, e nós brasileiros temos uma pronúncia mais parecida com o do inglês americano. Por isso, muitas vezes temos dificuldades em compreender o inglês dos franceses.

Franceses mais idosos não costumam falar em inglês, da mesma forma que brasileiros mais idosos não costumam falar em inglês. Se quiser conversar em inglês na França, procure pessoas mais jovens. Muitos até preferem falar em espanhol. Se não conseguir falar em inglês com algum francês, tente falar em espanhol. Mas não esqueça, entrar na cultura francesa é principalmente aprender o idioma francês.

 

Os franceses sabem cozinhar muito bem?

Muitos franceses sabem cozinhar bem. Os franceses adoram comer bem e a gastronomia francesa é riquíssima. Porém os pratos são mais simples, os ingredientes de um jantar é que costumam ser muito bem escolhidos. Os pratos são mais simples de fazer e as sobremesas menos demoradas. Ponto para a praticidade francesa. Além disso, na França existe o Picard que é uma super loja de produtos congelados de ótima qualidade.

 

Os franceses lêem muito?

Sim, nos metros, nos parques, nas praias, nas bibliotecas. Em todos os lugares. É incrível pois as bibliotecas públicas costumam lotar (sim, ficam sem lugar para sentar) durante os finais de semana. Os franceses adoram ler.

A região metropolitana de Paris possui o maior número de bibliotecas do mundo, com 830 estabelecimento, na frente de Shanghai (477), Londres (383) e Tóquio (377).

 

Os franceses se vestem bem?

Os franceses se vestem diferente do que os brasileiros costumam pensar que é se vestir bem. As mulheres costumam adotar um estilo bem simples, sem muitos acessórios, unhas discretas, sem muita maquiagem, roupas sem muitas cores. Roupas coloridas são reservadas para a primavera e o verão. Como tem sol durante 4 meses em Paris, no resto do ano vem pessoas vestindo cinza, branco, preto e marrom.

Mas nem todo mundo pode vestir as grandes marcas francesas…



Booking.com

Likes(25)Dislikes(9)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

5 Comments

  1. olá!..tenho acompanhado seu blog que descobri por acaso, acho muito bacana as informações e os posts, quero passar uma temporada em paris, e nas minha pesquisas sobre morar em paris descobri o blog...muito bom!

    gostaria me ter contato com pessoas que estejam tendo essa experiência, se puder me ajudar meu msn: maty18_9@hotmail.com

    abraços....MERCI!

    Likes(10)Dislikes(4)
    Post a Reply
  2. Este costume de não tomar banho todos os dias não é privilégio dos franceses... É um hábito da grande maioria dos povos europeus.
    abraços

    Likes(14)Dislikes(8)
    Post a Reply
  3. Já ouvi falar isso de em lojas e restaurantes na França tratarem clientes, como se estivessem tratando criados, aliás no Brasil também é assim ou pior, acho isso imperdoável, jamais iria num local assim, fico triste em saber que a França, sendo um país tão clássico no turismo, aconteçam coisas iguais ao Brasil, isso é péssimo. as outras coisas questionadas, como banho e etc. são pormenores que não fazem diferença, mas isso de humilhar clientes em lojas e restaurantes já me faz ver a França com maus olhos, assim como vejo com maus olhos o Brasil, onde nasci, queria saber como faz um estabelecimento brasileiro ou francês, se todos os clientes os abandonarem, devido a grosserias, será que o dinheiro cai do céu ? Ou nasce em alguma árvore, se dinheiro nasce em árvores, quero saber qual é.

    Likes(14)Dislikes(19)
    Post a Reply
  4. Nunca acreditei que franceses não gostassem de falar inglês, fossem fedidos ou pouco educados... Mas recentemente venho trabalhando em uma loja onde recebemos muitos... E realmente são bem rabugentos, quando passaram por mim senti um cheiro muito ruim, jogam no chão da loja na cara de pau e ainda saem de nariz em pé... Decepcionante.

    Likes(5)Dislikes(1)
    Post a Reply
  5. Olá, gostei muito do blog. Moro na França há dez meses e tenho impressões parecida. O que mais me chamou a atenção morando aqui foi quanto à educação. Não me pareceu que eles sejam educados ou simpáticos, acho que eles tem como base de educação uma extrema formalidade no tratamento interpessoal. O que é muito ruim pois impossibilita um contato mais rápido, afetuoso e direto tanto com estrangeiros e com os próprios franceses. Quantos as palavrinhas magicas, realmente elas saem pelos cotovelos....mas morando aqui e tomando intimidade com a linguagem oral, percebi que essas palavras sofrem uma certa inversão de significados...E realmente o cliente, não importa em qual serviço, ele é bem maltratado!Mas como eu disse eles não são simpáticos como o povo brasileiro, eles são extremamente e friamente formais!A questão da falta de banho existe e tem várias explicações...

    Likes(6)Dislikes(0)
    Post a Reply

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>