Como morar em Paris

Morar em Paris e em outras cidades da França é o sonho de muitos brasileiros. Muitas pessoas entram em contato comigo pedindo dicas de como morar em Paris (e nos arredores) por 3, 6, 9 meses. Por isso, elaborei esse guia resumido de alguns itens que devem ser previstos na hora de mudar para a França.

Até porque  morar na França é realmente muito bom, mas precisa de planejamento.

O que é necessário para morar em Paris?

Para morar em Paris (e na França) é necessário um visto. Porém, todos brasileiros que desejam ficar menos de 90 dias em território francês têm direito, sem necessidade de visto. Como o visitante estará como turista, precisará de uma assistência médica internacional para ter direito a consultar um médico em caso de necessidade.

Para obter um visto francês, diversos critérios são avaliados, de acordo com a categoria de visto solicitada.

Quais são os vistos de long séjour francês?

A França propõe diversos tipos de vistos de long séjour:

Visto Visiteur: previsto para aqueles que desejam morar um tempo na França mas não planejam trabalhar. Esse visto é ideal para aposentados que desejam morar um ano na França, pois é necessário comprovar renda fixa de ao menos 1300 euros mensais durante 12 meses.

Visto de estudante: previsto para quem vai estudar na França. Uma parte do processo do pedido de visto ocorre pelo Campus France e depois no consulado. O estudante precisa comprovar que possui à disposição 500 euros mensais por 1 ano, inscrição em uma instituição de ensino francesa por mais de 20h semanais. Esse visto autoriza trabalho em tempo parcial.

Visto de vida familiar: previsto para familiares de franceses ou residentes na França. Autoriza trabalho e estudo. Em geral, trata-se do visto solicitado para conjuges de franceses e residentes. Precisa comprovar que a união foi estabelecida há mais de um ano.

Visto de trabalho: existem diversos tipos de vistos de trabalho, mas eles são bem dificeis de obter. Em geral, quem possui um visto de trabalho chegou na França como estudante e, depois de terminar os estudos, mudou de categoria de visto.

Quando chegar na França?

Normalmente as pessoas chegam em setembro, porque é o inicio do ano letivo na França. Foi quando eu cheguei em Paris, mas como já morava na França não foi como uma estréia. Já tinha aproveitado a primavera e o verão europeu.. Eu recomendo chegar em Paris no mês de abril. Tem época mais linda? Não faz calor nem frio. A cidade tem cor, todos os tipos de flores.. E você pode sair à noite só com um casaquinho. Já no verão aproveite para viajar se você puder. As praias francesas são muito lindas e o mar é excepcionalmente verdinho. Mas se programe para estar o 21 de junho em algum lugar super badalado e com seus amigos. É a festa da musica, uma das festas mais populares na França e também a comemoração ao dia mais longo do ano =)

Qual seu nível de francês?

O nível de francês é uma questão muito relativa. Franceses preferem que você fale em francês, mas é uma lingua relativamente fácil para aprender. Eu não falava nada quando cheguei e em poucos meses consegui nível C1 no TCF. E olha que quando cheguei falava só bonjour. Então tudo é possível.

 

Quanto você deseja investir?

A pergunta mais importante é justamente a última. Já aviso que dinheiro não pode ser nunca um empecilho para realizar algo que realmente queira. Existem inúmeras formas de conseguir sobreviver e morar em Paris (e principalmente em outras cidades da França) por um bom tempo, mesmo não tendo muita grana.

 

Como morar em Paris ?

Digamos que você seja o pior caso: sem grana, sem estudos, nível zero de francês. A alternativa mais fácil de vir é como jeune fille (homme) au pair. Você tem casa, comida e um dinheirinho. O visto é muito mais fácil. E voce vai aprender francês de certeza. Claro, com um pouco de esforço e sem medo de errar. Em pouco tempo voce reembolsa o que você gastou de passagem e os papéis do visto. Sempre com muito stress, mas dá pra levar. Se você não tem outra alternativa, essa é uma. Quer conhecer mais sobre morar em Paris como au pair? Confira nossas dicas no artigo Au pair em Paris.

Likes(40)Dislikes(6)

Author: Morar em Paris

Share This Post On
468 ad

11 Comments

  1. O dia mais longo do ano é o "solstice d'été" (solstício de verão). Evidentemente existe também o "solstice d'hiver" (22 - 23 de dezembro aqui no hemisfério norte).

    Juste un petit amuse gueule como introdução para o próximo texto.

    Zoubis,

    SRJr®

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
  2. Oi Liége, esse assunto me interessa bastanate pois talvez eu vá morar na França, minha situação é um pouco diferente mas as dúvidas são sempre as mesmas... Queria saber se é difícil estudar aí, como validar o diploma por exemplo...
    Legal essa iniciativa!!!
    Ligia

    Likes(0)Dislikes(1)
    Post a Reply
  3. Olá Srta. Como vai? Gostei do post, será bom conhecer um pouco mais sobre a França por uma brasileira que vive aí 😀 Bjo

    Likes(2)Dislikes(0)
    Post a Reply
  4. Legal, entao vou deixar na lista de assuntos tb a questao de como validar o diploma. Tive que passar por um processo parecido para poder entrar no master. Se voces tiverem duvidas especificas podem colocar aqui que assim eu consigo direcionar melhor os textos para o q vcs precisam. bj

    Likes(1)Dislikes(0)
    Post a Reply
  5. Ola Liege, quero saber mais sobre o Jeune Homme e de repente seu email para perguntar mais sobre isso.
    Quero me programar para ir em Janeiro 2012 para ficar mais que o turismo. Ir para estudar frances e me sustentar com um trabalho de meio periodo é possível?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
  6. Preciso tirar o visto aqui pra ir morar e trabalhar como Au Pair na França? Pra tirar o visto eu TENHO que ter já um emprego 'certo' lá na França?

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
  7. Olá Liége, meu sobrinho irá fazer um curso de setembro de 2011 a maio de 2012 na Universidade de Sorbonne, já conseguiu a bolsa de intercâmbio universitário, mas até agora não conseguiu moradia. Onde ele deve procurar? Você poderia sugerir um caminho de contato, porque ele depende de moradia para conseguir o visto, embora já tenha a carta de aceitação.
    grata.

    Likes(1)Dislikes(1)
    Post a Reply
  8. Sou de Salvador e estou querendo conhecer Paris em dezembro. Se eu gostar, queria ficar. Será que é fácil fazer faculdade lá e trabalhar?
    E o que eu precisaria para morar lá, questão de documentos?
    Fico grata.

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi, Priscila. Pra visitar você nao precisa de visto, pode vir como turista, mas você so pode ficar 3 meses. Depois disso vai precisar voltar para o Brasil para pedir o visto.
      Ou entao ja pega o visto para dezembro, mas é melhor olhar no site do consulado da França no Brasil para ver o que você precisa. Pra cada situaçao é um tipo de visto diferente. O mais facil de conseguir é o de estudante, que te da direito a trabalhar 20h por semana.

      Likes(0)Dislikes(0)
  9. Olá estou me organizando para ir em março fazer o curso de francês pela prefeitura, levar um pouco de dinheiro e tentar conseguir algum trabalho para me manter durante esses 4 meses. Será que realmente consigo alguma coisa? Meu inglês é bom pelo menos...

    Likes(0)Dislikes(0)
    Post a Reply
    • Oi Thais, tendo papéis que autorizam trabalhar você pode conseguir um emprego sim. Como são apenas 4 meses, você pode conseguir um petit boulot para se sustentar.
      Boa sorte!

      Likes(0)Dislikes(0)

Submit a Comment

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Vous pouvez utiliser ces balises et attributs HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>